domingo, 12 de abril de 2009

Música sobre a Revolução Francesa

Os alunos do 9º ano de 2009, puderam interagir com a melodia da música do cantor, Lulu Santos ( Califórnia); com a letra do professor ( Dodo Canta - Aprenda Cantando - youtube). A música leva o aluno a entender, compreender de fato , o que realmente aconteceu, de forma fácil , marcante. E muito bom ver o entusiasmo dos alunos cantando, participando do seminário , aquilo que foi ensinado com muita dedicação. Obrigada queridos alunos, sou muito grata à Deus pela oportunidade de lecionar à vocês. Profª : Eidi.

Aprenda... Cantando...
I
Foi na Revolução Francesa
O povo, o clero e a nobreza
Os três estados que dureza
Foi a maior contradição.
Primeiro estado era o clero
Segundo estado a nobreza
Terceiro estado que dureza
A burguesia e o povão.
Coro
Liberdade, Igualdade
Com a Fraternidade eram disfarces
Pra na verdade
A derrubada do poder.
II
E foi o Iluminismo
Contra o absolutismo
Que implantou lá pela França
O regime liberal.
Mas o povo foi traído
Os ideais foram rompidos
A ditadura vem de novo
Agora é com Napoleão.

http://www.youtube.com/watch?y=UOSXM5soCVI

- Dodo Canta Revolução Francesa.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sociedada egípcia - 6º A, B e C

Os alunos tiveram uma oportunidade única, de participar de uma dinâmica caracterizada, onde puderam interpretar, conhecer as características da Sociedade egípcia. Através de pesquisas, identificaram a base da economia do Egito Antigo, bem como os períodos históricos; a influência da religião sobre a Sociedade egípcia; os principais aspectos com a escrita, a ciência ,a arte ; o processo de restauração de monumentos antigos e a importância dessa complexa Sociedade , que influenciou o mundo Ocidental . Todos esses objetivos foram relacionados com o presente. ( Egito atual).
Queridos alunos, foi um prazer enorme, trabalhar com vocês. A dedicação, a responsabilidade, a criatividade na caracterização, foi impressionante. Tenho certeza, que a aprendizagem ficará marcada em sua vida acadêmica.
Muitíssimo obrigada à todos ...
Profª Eidi

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Seminário sobre a Revolução Francesa- 9º Ano.

“A sociedade , deixa de ter o clero e a nobreza, como controladores, e dividi-se cada vez mais em duas grandes classes opostas: a burguesia e o proletariado. Todos esses movimentos históricos, têm sido até hoje, movimentos de minorias ou em proveito de minorias. ( burguesia). O movimento proletário é um movimento espontâneo da imensa maioria, em proveito da imensa maioria”. ( proletariado). ( Karl Marx e Friedrich Engels – Manifesto Comunista).
“Dessa forma, não há um consenso de ( união, direitos e deveres), entre as classes das sociedades. As velhas classes sociais, passam por transformações revolucionárias dentro da sociedade. As velhas classes substitui apenas as velhas condições de opressão, as velhas formas de lutas por outras novas. O ideal Revolucionário francês ( liberdade, igualdade e fraternidade), persiste em muitas sociedades atualmente, apesar de muitas vezes ser abafado, camuflado.A união entre as classes sociais, poderiam sim, ajudar, melhorar as condições econômicas e sociais de vida das pessoas dentro de qualquer sociedade”.(Profª : Eidi ).

Os alunos do 9º Ano do colégio Adventista de São Carlos, apresentaram um seminário sobre a Revolução Francesa. Cada grupo esteve devidamente caracterizados de acordo com as classes representadas( Clero / Nobreza / Burguesia e Povo) . Foi um sucesso !!!!!!
Queridos, Obrigada pelo empenho, participação e responsabilidade de cada um.
Profª : Eidi