quarta-feira, 24 de março de 2010

Aos alunos do 7º A

Atenção aos alunos desta série! Segue abaixo o link para os slides sobre Crise, Cruzes, Cidades e Comércio ( Cruzadas).

domingo, 21 de março de 2010

Atividade para os alunos do 7º ano- 2010.

As Cruzadas-

Os Motivos das cruzadas:- era a reconquista da Terra Santa, que nessa época estava de posse dos muçulmanos.- o crescimento demográfico, obrigava a procura de conquistar novas terras.- uma população que crescia sem controle, portanto era preciso alimentá-las e terras para acomodá-las.
As Cruzadas:- Nos séculos XI e XIII ocorreram 8 cruzadas, das quais participaram senhores e reis de diversas regiões cristãs da Europa.- O nome cruzada surgiu em virtude da Cruz que os expedicionários carregavam no peito e nas bandeiras.
- Durante as cruzadas, a Igreja criou Ordens da Cavalaria, destinadas a proteger as fronteiras e combater os infiéis.
A Primeira Cruzada ( 1096-1099)
-Foi formada por Godofredo de Bulhão.
- Participaram 250 mil cruzados.
- Conquistaram Jerusalém e outros Estados menores dos Turcos.
- Em 1187 os Turcos reconquistaram Jerusalém.

A Segunda Cruzada ( 1147-1148)- Organizada por Luis VII da França e Conrado III da Alemanha.
- Esta cruzada não teve êxito.
- Não houveram conquistas significativas.

A Terceira Cruzada ( 1189-1192)
- Cruzada do Reis, pois os Reis Filipe Augusto ( França), Ricardo Coração de Leão ( Inglaterra) e Frederico Barba-Roxa ( Sacro-Império) lutaram juntos nesta cruzada.
- A cruzada dos reis recebeu apoio do Papa Inocêncio III.
- Barba-Roxa e venceu os muçulmanos , mas morreu em seguida.
- Coração de Leão tornou-se amigo do Sultão Saladino e Jerusalém manteve-se em poder dos Turcos.

A Quarta Cruzada ( 1202-1204)- Liderada por Balduíno de Flandres, chegou a Constantinopla , mas desistiu de seguir até Jerusalém.
- Não atingiu seus objetivos.

A Quinta cruzada :- Era a cruzada das crianças.
- Acreditava-se que por elas serem puras, seriam compensadas por Deus.
- Então poderiam entrar em Jerusalém, pois eram purificadas.
- Mas a maioria foram mortas , outras vendidas como escravas.

A Sexta Cruzada ( 1228-1229)- Liderada por Frederico II que conquistou Jerusalém recebendo o título de "Rei de Jerusalém".
- Mas , a cidade foi reconquistadas pelos muçulmanos em 1234.

A Sétima e Oitava Cruzadas-contra o Egito sem sucesso – Luis IX (1250-1270)
-Gênova e Veneza enriqueceram
-Cavaleiros empobreceram-
Transformação da mentalidadeAS Consequências das Cruzadas:
- Incentivo ao comércio entre Ocidente e Oriente.
- Desenvolvimento das navegações.
- Renascimento Urbano devido ao comércio.
- Morte de milhares de pessoas com as lutas e pestes.
- Enormes gastos dos nobres com as campanhas.
- Muitos servos foram obrigados a abandonar os feudos para lutar nas cruzadas.
Queridos alunos estudem pelo blog, livro, caderno.Profª : Eidi.
Profª : Eidi

segunda-feira, 15 de março de 2010

Atividades para os alunos do 9º Ano.

" Rousseau : a propriedade como fonte de desigualdade"

Jean-Jacques Rousseau diferenciou-se entre os iluministas por ter formulado propostas bem mais radicais de transformação social. O texto a seguir, extraído de sua obra Discurso sobre a origem e os Fundamentos das Desigualdades entre os homens, demonstra sua preocupação e suas críticas em relação à desigualdade social do ponto de vista econômico.
" O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que[...] tivesse gritado a seus semelhantes: `Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!´[...] Desde o instante em que um homem sentiu necessidade do socorro de outro, desde que se percebeu ser útil a um só contar previsões para os dois, desapareceu a igualdade, introduziu-se a propriedade, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas se transformaram em campos aprazíveis que se impôs regar com o suor dos homens e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinarem e crescerem com as colheitas." ( Rousseau, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 87 e 94).

Explorando o Documento:

1. Para Rousseau, quais as consequências do estabelecimento da propriedade privada da terra ?
2. Rousseau concorda com a existência da propriedade da terra ? Que trechos do documento podem levar a essa conclusão ?
3. Pensando nos dias atuais, você concorda ou discorda dessas ideias de Rousseau ?

Atividade para os alunos do 8º Ano.- 2010

Leia o trecho a Seguir:

" A Revolução Inglesa[...] foi uma luta pelo poder político, econômico e religioso, empreendida pela classe média, a burguesia, que crescia em riqueza e força[...] Mas não é verdade que, ao opor-se a ela, o governo real tivesse em vista os interesses do povo em geral: pelo contrário, os partidos populares provaram ser os opositores mais combatidos do rei, de longe mais vigorosos, impiedosos e radicais do que a própria burguesia.
( A monarquia) representava os nobres proprietários de terras e a sua política era influenciada por [...] escroques da aristocracia comercial e seus parasitas, que sugavam o sangue do povo usando de métodos de exploração econômica." ( Hill, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa: Presença, 1985).

Responda as questões de acordo com o texto:

1. De que revolução inglesa o texto trata: da Revolução Puritana ou da Revolução Gloriosa? Justifique com base nas informações do texto.
2. Cite os motivos de as classes populares participarem de uma luta liderada pela burguesia.