sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aos alunos dos 6º A,B,C


Atenção alunos desta série! Segue abaixo o link para download da apresentação sobre Um povo e um livro: Hebreus.

Aos alunos do 9º A

Atenção alunos desta série! Segue abaixo o link para download da apresentação sobre Ideologias.
Clique aqui para download.


Atenção alunos desta série! Segue abaixo o link para download da apresentação sobre Como se formam os heróis.

domingo, 18 de abril de 2010

Correção das questões do capítulo: 5 " Mudanças na Cultura Europeia".7º ano.2010

1. Ele não foi apenas um estudioso da pintura, mas também se dedicou à arquitetura, música, matemática, engenharia, anatomia, astronomia, e escultura. Essa é uma das características do Renascimento: qualquer tema poderia ser objeto de estudo, desde que ajudasse a compreender o mundo e o ser humano.

2. Com o crescimento das cidades, novas atividades mercantis possibilitam uma nova mudança na própria mentalidade do homem europeu. O dinheiro ganhou importância , a terra deixou de ter importância. Entre os burgueses surgiu a iniciativa de patrocinar as obras de arte, para mostrar o poder que eles tinham. a vida nas cidades italianas, agora, tinha um olhar mais valorizado, perante as antigas cidades gregas e romanas.

3. Teocentrismo= Deus, o centro do Universo. A igreja dominava a sociedade, dizendo que era eniada de Deus, portanto a obediência era plena.
Antropocentrismo= Homem, o centro do Universo. Agora o ser humano estava liberto de pensar, descobrir, de se expressar, poderia ter suas próprias ideias( individualismo).

4.Resposta pessoal.

5. pág: 87
A Igreja católica inicialmente permitiu os avanços do Renscimento. Isso pode ser verificado nas obras de arte incorporadas a igreja, o que ocorre na própria Basílica de São Pedro, no Vaticano. No entanto, quando se percebeu
que o espírito crítico poderia afetar doutrinas importantes da igreja, a ação dos padres foi bastante repressiva, proibindo cientistas e pensadores de divulgarem suas obras.

6. Não. Por falta de planejamento, as casas eram construídas nas cidades amontoadas e apertadas. Poderiam ter até quatro andares, e as ruas eram bem estreitas. Não havia banheiro, e as necessidades das pessoas eram feitas em buracos nas casas. Os resíduos caíam direto em um rio ou fossa. Para que o cheiro não fosse tão forte, eram espalhadas cinzas ou madeira perfumada. Usavam-se também os chamados urinóis, espécies de penicos, cujo o conteúdo era depois jogado nas ruas. Não havia água encanada e as pessoas tinham que buscá-la em rios ou fontes.

7. Na pintura, a arte renscentista se destacou se destacou pelo uso da perspectiva, que utilizava princípios geométricos e matemáticos para as obras. Outro aspecto importantes tolidades nos quadros, no recurso chamado claro-escuro, onde algumas partes ficavam mais claras e outras escuras.

8. Observando o céu, Galileu verificou que a superfície da Lua não era lisa, como se pensava. Pleo contrário, a Lua tinha crateras e um relevo acidentado. Além da descoberta, Galileu fez diversas outras análises do Universo. Estudos como esse fizeram com que fosse acusado de heresia pela Igreja Católica, que não aceitava, o heliocentrismo.

9. Pág: 88
a) humanismo
b) razão
c) Florença
d) mecenas
e) Gutenberg
f) Lusíadas
g) heliocentrismo.

- Defenda sua ideia:
1. Resposta pessoal. ( a noção de beleza depende de cada indivíduo e cultura).

2. Resposta pessoal. ( os meios de comunicação influenciam sim os padrões de beleza, que desqualificam aqueles que não se encaixam nesses moldes).

3. Pág: 89
As propagandas exploram padrões de beleza em nossa sociedade, e que ignoram a diversidade de nossa população, etnicamente variada. Além disso, cada pessoa deve se sentir valorizada, independentemente de estar ou não dentro dos padrões construídos culturalmente. Muitos desses modelos estéticos mudam com o passar do tempo. Aquilo que hoje é bonito, pode não ter sido considerado assim em outras épocas.

4. Uma das funções do Museu de arte é justamente discutir a estética. para verificar a relatividade do que é considerado belo. Além do mais, a arte transmite o pensamneto de uma época, ou mesmo demostra a criação de novos espaços e percepções .

Pág: 90.
No período do Renascimento, houve uma valorização da cultura greco-romana. O tema da escola de Atenas é um exmplo de que a cultura grega, com seus debates filosóficos, estava em alta naquele momento. Em relação as técnicas uzadas, pode-se destacar o uso da pesrpectiva, que também utilizava princípios geométricos e matemáticos para as obras. A perspectiva permitia por exmplo, melhor representação de espaços em profundidade nos quadros, o que pode ser visto na obra de Rafael Sanzio.

Obs: Faça a correção no seu livro. Obrigada- Profª: Eidi