quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Resumo para o 8º ano -2010 - 3º bimestre.

Cap: 11 - Pensamentos, Revoluções e Unificações



Surgiram novas idéias e foram difundidas pelo continente. Ondas revolucionárias de origem burguesa, de caráter liberal. Foi um momento histórico, que criticou o antigo regime, propondo novas formas de organização social, política e econômica. ( Século das Luzes).

Os grandes pensadores dessa época (Descartes, Newton, Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, DAlembert, etc.) buscavam uma explicação racional para o mundo e lutavam por melhorias das condições existenciais do homem.

Os filósofos iluministas afirmavam que a razão guiaria o homem para a sabedoria, conduzindo-o à verdade. Assim, a razão era a fonte de todo o conhecimento. Principais expressões socialistas: Socialismo Utópico , socialismo Científico , a doutrina social católica e o anarquismo.

Socialismo: refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização : a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.

Socialismo Científico: O socialismo científico ou socialismo marxista representou o mais bem-sucedido conjunto de idéias destinadas a explicar os mecanismos da exploração capitalista, propor aos trabalhadores um projeto de luta coerente e possível e indicar a superação futura das desigualdades, pela construção de uma sociedade mais justa, processo tido como inevitável.

A luta de classes, mais-valia, revolução socialista e materialismo histórico. O principal mecanismo da dominação burguesa era a mais-valia, que corresponde ao valor da riqueza produzida pelo operário e ao valor remunerado de sua força de trabalho. A mais-valia corresponde a um elemento indispensável da capitalização burguesa.

O socialismo seria uma forma mais igualitária, nessa etapa caberia ao Estado o controle sobre os meios de produção, dessa forma o Estado deveria administrar as riquezas produzidas e representar a coletividade, para distribuí-las de forma mais justa.

Foi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels, a divulgação dessas idéias iniciou-se em 1848, com a publicação do livro “O manifesto Comunista”.

Liberalismo : o absolutismo entra em decadência(fim).A liberdade religiosa, direitos fundamentais, estado de direito, governo limitado, ordem espontânea, propriedade privada, e livre mercado.

Nacionalismo: manifestação ideológica dos movimentos europeus. Defendiam a união entre os povos, laços culturais e lingüísticos.( nacionalidade do país).

Ideologia : o termo ideologia é um conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. A ideologia é uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.

1ª Revolução Industrial- século XVIII, processo de mudanças, passando o trabalho manufaturado para o maquinofaturado. Essa revolução separou os trabalhadores ( força de trabalho) da posse dos materiais e ferramentas. Transformações na agricultura, no comércio, na indústria, nos transportes, nas comunicações, nas técnicas de exploração mineral, nos bancos, etc.
Muitos trabalhadores deixaram de ser donos e passaram a serem empregados.


2ª Revolução Industrial: foi a difusão de novas formas de produção pela Europa, EUA e Japão. A separação do capital e o trabalho. O desenvolvimento das relações assalariadas; a substituição da energia humana pela energia a vapor, nas fábricas; a passagem de uma sociedade estamental para uma sociedade de classes; a divisão da sociedade em duas classes sociais antagônicas: a burguesia capitalista, dona do capital e dos meios de produção (ferramentas, máquinas, fábricas, etc.), e o proletariado, dono exclusivamente de sua força de trabalho e que, para sobreviver, vende-a para o capitalista.

Socialismo Utópico: È de fato os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la.Imaginavam uma sociedade de iguais. As novas teorias exigem então a igualdade real e não apenas a ideal.Thomas Morus, humanista inglês, defendia uma sociedade de iguais.Saint Simom, Louis Blanc, Robert Owen e Charles Fourier, defendiam uma sociedade sem diferenças.

Doutrina Social Católica ou Socialismo Católico : detinham maior controle do capital, dificilmente iriam trabalhar em favor de uma sociedade mais justa. Queriam uma colaboração entre as classes, uma negociação entre patrões e empregados. Dona de um grande patrimônio, do qual não se mexia.

Rerum Novarum: documento publicado pelo Papa Leão XIII , onde constava importantes pronunciamentos da igreja católica.
Anarquismo: defendia qualquer tipo de hierarquia, social, política e econômica. Diziam que o Estado era culpado pelas diferenças sociais. Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa).
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado. Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) .

Pensadores anarquistas: Pierre-Joseph Proudhon, Mikhail Bakunim, defendiam uma sociedade mais justa. Entre individuos iguais em direito e em deveres. William Godwin (1773-1836), P.J.Proudhon (1809-1865), Bakunine (1814-1870), Kropotkin (1842-1921) ou o português Silva Mendes.

A força das idéias liberais, conduziram a França a Revolução, não tolerariam poderes absolutos. Toda a Europa estava implantada com muitos movimentos liberais comandados pela burguesia.

Bonapartistas= queriam a volta de Napoleão.
Liberais= queriam a república.
Constitucionalistas= respeito à Carta Magna(um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João).
Ultrarrealistas= defendiam a volta do antigo sistema.

Rei Luis XVIII, restabeleceu a monarquia, elaborando uma constituição( que não deu em nada), foi morto , em seu lugar seu irmão Carlos X, líder ultrarrealista. Um governo autoritário que encontrou dificuldades com a burguesia liberal. Foi tirado do poder.

Substituído por Luís Filipe de Orleans, que implantou uma monarquia constitucional, com apoio da burguesia ( reconhece o poder do rei, mas, em que uma constituição limita os poderes do monarca. Foi derrubado.

Várias nações europeias lutando contra o autoritarismo político. As ideias liberais não queriam nenhum vestígios absolutista.
No Brasil, o imperador teve que abdicar o trono brasileiro.
Franceses, espanhóis, alemães, italianos, entre outros, conduziram movimentos pela Europa toda.

Forças oposicionistas, aproveitam o momento de instabilidade e depõe Luís Filipe do trono, colocando Luís Napoleão, com um governo republicano.
A Europa assistiu a uma Primavera dos Povos última grande onda liberal burguesa do século XIX.

A Itália foi considerada o centro do mundo europeu. Um dos maiores movimentos culturais da história ocidental, o Renscimento Cultural.
No século XIX, surge um movimento que queria a união dos povos da península(Itália). A ideologia do Risorgimento, levou 7 reinos italianos a se unirem em torno de um Estado Nacional. ( que conhecemos hoje).

As décadas seguintes foram marcadas por movimentos regionais como:
Carbonários: representantes da pequena burguesia.
Jovem Itália: líder popular Guiseppe Mazzini, libertar a Itália de influências estrangeiras, com forças militares.
Camillo Cavour, foi o grande unificador da Itália. Como ministro do rei Vitor Emanuel II, representava a nobreza. Via na Itália unida um país forte economicamente. Governada por um monarca, mas, com fiscalização de uma constituição.
No início os franceses não concordavam com a unificação da Itália, depois ficaram do lado dos Estados Papais( não queriam a unificação). Não resistiram por muito tempo, entregando os Estados Papais ao governo central italiano. ( um golpe contra a igreja).

O Papa Pio IX, não aceitou o fim do domínio dos Estados Papais, muitas de suas terras foram doadas a igreja, então se declarou “ prisioneiro do Vaticano” ( Questão Romana).

Tratado de Latrão: assinado pelo Papa Pio XI e por Bento Mussolini em 1871, solucionando o problema. Um tratado político reconhecendo a total soberania da Santa Sé no estado da Cidade do Vaticano, doravante estabelecida. Uma concordata regulando a posição da Igreja Católica e a religião católica no Estado italiano.Uma convenção financeira acordando a liquidação definitiva das reivindicações da Santa Sé por suas perdas territoriais e de propriedade.

O campesinato italiano passou a buscar novos territórios daquilo que sabiam fazer. (cuidar do campo) . Nessa época aqui no Brasil, ocorre a imigração de italianos, até hoje os italianos mantém comunidades poir aqui.

O Sacro Império Romano-Germânico , foram formadas as atuais regiões da França e Alemanha . Uma parte dela formou esse império. Vários pequenos estados foram organizados na região. Primeiro Reich ( império) germânico.

Em 1830 e 1848 muitas ondas revolucionárias burguesas, ideologias liberais e nacionalistas , organizaram movimentos que pretendiam a união dos Estados Germânicos. Só poderia existir uma liderança, o conflito era entre a Áustria e Prússia , só uma poderia liderar. A briga era interna.

Muitos conflitos militares ajudaram na unificação da Alemanha ( as famosas guerras de unificação alemã). O fim desses conflitos foi o Segundo Reich ( após a 2ª guerra mundial). O Terceiro Reich, quando a Prússia liderou a organização derrubando as barreiras alfandegárias entre 38 estados germânicos, deixando a Áustria de fora.

Nos anos seguintes, o nacionalismo dos alemães se intensificaram , mas a Áustria interviu e conseguiu controlar a Alemanha, impedindo alcançar seus objetivos.
O grande articulador da unificação alemã foi um junker( nobre), prussiano Otto Von Bismarck, muito autoritário nas questões políticas. Conhecido como “chanceler de ferro”( dizia: Os problemas não se decidem com discursos... Decidem-se com ferro e sangue). Acabou acontecendo a unificação da Alemanha.

Os ( junkers), esperava a unificação de uma monarquia que facilitava seus privilégios. Mas muitos conflitos manipulados por Bismarck, os burgueses passaram a apoiar o movimento contra os inimigos externos.

Três foram as Guerras que marcaram o processo de unificação da Alemanha:

1ª) Guerra dos Ducados: um movimento da Áustria e da Prússia contra a Dinamarca. Vitória da austro-prussiana com anexação dos ducados dinamarqueses.A Áustria não cumpriu o acordo, levando ao 2º conflito.

2ª Guerra das sete Semanas: Áustria e Prússia. Vitória prussiana. Fim da autoridade austríaca sobre a região. Os alemães precisavam agora retirar os franceses do sul da região. Ocorre mais um conflito.

3ª Guerra Franco-Prussiana: último conflito que antecedeu o estado alemão. A França tinha medo que a Prússia colocasse um príncipe prussiano ao trono espanhol. A Prússia abandonando suas pretenções ao trono, foi definitivo a unificação da Alemanha. Tornando-se em menos de 30 anos uma das maiores potências do mundo.
A Alemanha se tornou muito industrializadas e os camponeses alemães imigraram para a América. O Brasil foi uma opção para muitos deles. Ainda hoje, no Brasil, existem regiões alemãs no sul do país que mantém toda cultura, língua e costumes .

Dentre várias consequências dessa guerra, duas delas marcaram a história:
• 1º) o sentimento de revanche contra os alemães que desenvoveu na França. A tomada do território francês da Alsácia-Lorena. A coroação do rei alemão Guilherme I ( no Palácio de Versalhes).
• 2º) o estabelecimento do primeiro governo socialista da história em Paris, em 1871.

Comuna de Paris: foi uma conjugação de fatores. A guerra franco-prussiana acabou com os recursos franceses. A miséria e exploração de alguns franceses. As ideias socialistas eram bem aceitas entre as massas trabalhadoras.

A burguesia aliada aos conservadores promoveu uma violenta repressão. Muitos guilhotinados e o governo volta as mãos da burguesia.
O século XIX, foi intenso, repleto de ideias e marcado por vários movimentos que fizeram desses 100 anos um dos períodos mais inquietos da história europeia.
_______________________________ X _________________________________

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Revolta dos Pobres: A Descolonização e o Terceiro Mundo

Os países europeus, nos séculos XVI ao XVIII, estabeleceram grandes domínios no litoral da África.

Esses territórios visava o comércio de mercadorias e escravos. Em fase de industrialização, buscava dominar o continente africano e asiático. Interesse pelas matérias-primas minerais e agrícolas = imperialismo americano.

O domínio europeu acabou dividindo  povos de uma mesma cultura ,em um mesmo território, tudo por causa de delimitação dos territórios.

Esses povos conseguiram se livrar desse domínio europeu, mas deixaram profundas marcas na política, economia, até conseguirem a independência.

As antigas comunidades africanas viviam e forma coletiva na agricultura, mas viram suas terras serem passadas em propriedades privadas dos europeus, o trabalho assalariado, a urbanização (camadas sociais), elites letradas, proletariado agrícola, plantadores ricos e pequena burguesia etc.

Agora os africanos passam a receber ordens, orientações dos europeus, adotando normas e linguagens européias.

A Europa dizia que seu lema era igualdade, liberdade, soberania popular etc. Mostrou a África e Ásia uma ideologia nacionalista, mostrou a elite africana e asiática ter um governo próprio, pelas elites. Cada vez mais afastavam de suas culturas e tradições.

  • Na Índia e na China a independência no início do século XX, foi a conseqüência das idéias liberais ocidentais, querendo um governo liberal.
  • Por causa da primeira guerra mundial em 1914, as potências européias encorajaram movimentos nacionalistas na África e na Ásia.
  • A Revolução russa em 1987, fortaleceu os grupos que se opunha ao colonialismo e ao capitalismo imperialista.

Ao final da segunda guerra mundial em 1945, fortaleceu duas grandes potências econômicas: EUA e URSS.

Neste momento as colônias se vêem livre dos europeus, mas ficam presos ao controle da política internacional do capitalismo EUA e do socialismo URSS. Muitas divergências entre essas duas grandes potências.

  • Em 1949 a Revolução Chinesa, causou um dos maiores confrontos entre os EUA x URSS, pois a China se transformou em Socialismo, abalando o lado ocidental.
  • A Coréia ( 1950 – 1953) também adotou o socialismo como forma de governo, mas encontrou diversos problemas internos, causando divisão:
      • Coréia do Sul = capitalista apoiada pelos EUA.( governo militar).
      • Coréia do Norte = socialista apoiada pela URSS.
  • Na década de 20 a Índia era colônia da Inglaterra. Eles tinham o interesse de representar os hindus.
  • Após a primeira guerra mundial, a Índia viveu momentos terríveis, aumento dos preços, falta de empregos, altos impostos aos camponeses, muita miséria , e muita concorrência com as importações européias.
  • Mahatma Gandhi, líder indiano das massas indianas , pregava a não violência e o retorno as tradições indianas: retornar as tradições , a vida simples e patriarcal.

A posse coletiva da terra, antigos costumes indianos.

  • Gandhi , juntamente com a massa popular indiana, começa a boicotar os tribunais, desobedecendo ás leis inglesas, instituições de ensino, pagamentos de impostos.
  • Muitos indianos foram presos, inclusive o líder Mahatma Gandhi.
  • Mais ou menos 24% da população era muçulmana, e não concordava com as idéias de Gandhi, por causa da religião hindu.
  • Isso gerou uma divisão do povo indiano, mesmo após terem conseguido alcançar a independência.
  • Os muçulmanos foram liderados por Ali Jinnch, que rompeu com Gandhi, se separando do hinduísmo.
  • Países indiana = povos hindu, maioria.
  • Paquistão = povos muçulmanos.
  • Muitos conflitos sangrentos aconteceram entre os hindus e muçulmanos e Gandhi acabou sendo assassinado.
  • A burguesia indiana e a camada privilegiada manteve suas propriedades privadas, seus investimentos estrangeiros tendo a economia do país protegida.
  • Na Indochina, em 1858, a Franca comandava essa colônia.
  • A tradição indochinesa era baseada em comunidades de aldeia por solidariedade, trabalhos coletivos para sobreviverem.
  • A colonização acabou com as comunidades e provocou uma ausência da industrialização.
  • Em 1918, revoltas vietnamitas, sugiram em todas as partes, agindo em clandestinidade.
  • O Partido comunista, as massas populares empobrecidas, queriam modificar a condição da população e romper com a dominação francesa.
  • Durante a segunda guerra mundial, o Vietnã foi invadido pelo Japão , levando os vietnamitas se livrarem dos franceses e japoneses.
  • Em 1945 a Liga revolucionária a maior forca popular, proclama a independência do Vietnã.
  • A Franca não concordando com isso trava uma guerra de 9 anos com o vietnã.
  • Em 1954 em Dien Bien Phu ocorre a derrota francesa, mas ao mesmo tempo ocorre uma divisão interna:
      • Vietnã do Sul: alinhado aos EUA, capitalista (foram proibidos a terem um governo próprio- regime militar).
      • Vietnã do Norte: alinhado a URSS, socialista (resgata a unidade da estrutura camponesa a solidariedade, a autonomia). Ampliou a economia da aldeia, qualificou o sistema de irrigação das lavouras, ampliou as escolas e os postos de saúde.
  • Maghreb, eram (Tunísia, Marrocos e Argélia), queriam alcançar a independência , mas não aceitavam as estruturas impostas pela metrópole.
  • Os movimentos pela independência da Tunísia e Marrocos, foram parecidas com a Índia.
  • A Argélia, já foi mais demorada e difícil, a posição de controle argelina não exercia nenhuma pressão na economia e política.
    Os conflitos duraram 8 anos e foram marcados por muitos atentados.
    Em 1962, o general De Gaulle (presidente da França), concede a independência , mas com a condição de explorarem o petróleo na região.
  • Os países africanos adquiriram sua independência nas décadas de 60 e 70. Mas tiveram muitos conflitos com a nação.
  • As diversidades étnicas, a cultura tradicional e tribal de diferenças religiosas não conseguiam a unidade para a independência.
  • Países que enfrenta problemas ainda hoje por falta de unidade são muitos, mas a Costa do Ouro e a Nigéria, são países muito povoados e tem diferenças entre as culturas internas.
  • As delimitações entre os Estados Nacionais, fizeram aumentar as rivalidades locais. Alguns países queriam ficar sob o domínio europeu, e outros não aceitavam a dominação de outras populações.
  • Atualmente alguns países africanos enfrentam alguns conflitos internos:
      • o tráfico negreiro do século XVI;
      • a partilha do continente africano;
      • os processos de independências;
      • os limites territoriais;
      • a constituição de nação nesse continente;
      • conflitos intertribais.
  • Essas colonizações só causaram conflitos, mais problemas, pois não conseguiram respeitar as diversidades étnico-culturais locais.
  • A ocupação européia ajudou a inserir a África e Ásia no comércio mundial, mas, no aspecto do progresso e do desenvolvimento foi um desastre.
  • Atualmente os países mais pobres do mundo são as ex-colônias européias, que desenvolveu o latifúndio que atende a necessidade de países industrializados. Ainda assim a África e Ásia se obrigam importar dinheiro e tecnologia acarretando juros e ficando cada vez mais dependentes dos grandes e poderosos.
  • O colonialismo beneficiou camadas dirigentes locais, que continua dominante, e está associada ao capitalismo ocidental.
  • De forma geral , a independência será que aconteceu??
  • Nesses países muito pobres, eles tem autonomia na política, na economia, socialmente? Será?
  • Será que as elites privilegiadas , estão preocupadas com a grande massa popular que sofre de fome nesse grande continente africano e asiático?
  • Eles conseguiram a independência dos europeus, em partes.
  • Mas agora estão nas mãos das camadas ricas internas de países europeus que controlam o comércio, e do poder ocidental que mantém um grande comércio dominando sem restrições.

Ruanda

Na década de 60, o país passou a conviver com um Estado de tensão que provocou um dos mais violentos massacres das últimas décadas. Após a independência de Ruanda, a etnia Hutu chegou ao poder e passou a acusar a etnia Tutsi de traição, por ter colaborado com os dominadores durante a fase colonial. O resultado foi o aumento constante de um estado de tensão que levou ao massacre de aproximadamente 1 milhão de ruandenses, entre Tutsi e Hutu acusados de traição, que ocorreu em 1994.

Atualmente se discute que não há diferenças reais entre as duas etnias. A diferenciação teria sido estabelecida pelo colonizador enquanto lá esteve.

África do Sul: em 1910, a região alcançou a condição de Domínio Britânico. Não era mais uma colônia, porém ainda mantinha alguns laços de relacionamento preferencial com a Inglaterra, que durou até 1961, quando a república da África do Sul foi estabelecida.

Em 1940 foi estabelecida uma sociedade racista. Conhecido como Apartheid, que promovia uma segregação racial legalizada, separando brancos de negros, herdados da época colonial.

Aos negros, que era a maioria da população, era vetado acesso ao hospital, cargos públicos, escolas e até mesmo praias. Esse regime durou até 1990, quando foi abolido. Quatro anos mais tarde foi eleito presidente da África do Sul, o líder negro Nelson Mandela, um dos maiores ícones na luta contra o Apartheid. Ficou preso 28 anos, 26 dos quais cumpriu a pena em prisão perpétua, por ter sido acusado de incentivar a luta contra o Apartheid.