segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cap: 8 - A Origem dos Gregos - 6º ano- 2011.

1. Lendas e mitos:
Atualmente fazemos a busca pelo passado, através de fontes históricas, podendo ser variadas, como documentos escritos, imagens , objetos, relatos orais, fósseis, enfim milhares de coisas. No passado, não era feito assim, se criavam explicações, fantasias, histórias, mitos, lendas, o povo usava livremente o recurso da fantasia. Os povos minóicos e micênicos, deram origem ao povo grego).
A Lenda do Minotauro:
• Começa com a história da uma mistura de homem e um touro. Morava em um labirinto, onde todos que entravam não conseguiam sair, porque eram devorados por esse monstro , ou porque não encontravam a saída. Rei da Ilha de Creta = Minos, casado com a rainha Pasífase.Por causa de uma maldição, apaixonou-se pelo touro branco, nasceu o Minotauro. O rei mandou construir um labirinto debaixo do castelo Cnossos e lá colocou o Minotauro. Um jovem ateniense (Teseu), apaixonou-se por Ariadne ( filha do rei minos), que lhe deu uma espada e um novelo de linha, para desenrolar pelo caminho até encontrar o Minotauro. Matou o Minotauro com a espada, enrolou o novelo e conseguiu sair do labirinto, tornando-se o rei da cidade.
. Uma parte dessa lenda é verdade:
- a cidade de Cnossos realmente existiu.- Você pode visitar as ruínas do palácio até hoje. - Atenas é a atual capital da Grécia.
2. A Ilha de Creta:
• A sociedade minóica ( Grécia), estavam bem posicionada em relação a navegação, que ocorria no Mar Egeu. Suas terras eram bem férteis e muito grande. Eles vieram após os fenícios, que dominavam o comércio do mar, exportando os produtos fabricados na Ilha. Ex: vasos de cerâmica e bronze.
• A construção naval era muito desenvolvida , retiravam a madeira da própria ilha.
• As atividades navais cretenses era chamada de Talassocracia, quer dizer “predomínio do mar”.
• As atividades agrícolas era muito importante : Ex: frutas, cereais, trigo, cevada, oliveiras, azeite e vinhos.
3.Do início ao declínio de Creta:
• Os antigos habitantes da ilha se organizaram em pequenas comunidades, que mais tarde formaram as primeiras cidades da ilha de Creta. No século XVIII a.C. alguns historiadores dizem:
• um evento causou a destruição da ilha , talvez uma catástrofe natural (terremoto).
• A fase de reconstrução da ilha foi no reinado do rei Minos, onde a ilha de Creta chegou ao máximo do seu desenvolvimento.
• Próximo ao século XV a. C. a cidade de Cnossos foi dominada pelos habitantes da região da Península Balcânica( cidade de Micenas).
4. Um Pouco da Cultura Cretense:
• Os conhecedores da arte da metalurgia, trabalhavam com metais nobres. Os trabalhos eram feitos em metal, cerâmica. Com materiais de ouro, prata, bronze, cobre, chumbo e estanho.
• Arquitetura cretense era magnífica, com palácios enormes, repletos de cômodos e com 3 andares, parecendo até um labirinto.
• Os cretenses eram politeístas, adoravam muitas divindades a animais.
• o touro simbolizava a força masculina.
• a Grande-mãe era a principal deusa.
• Era adorada como aquela que mantinha a fertilidade das terras dessa ilha. (agricultura).
• Outra característica da religiosidade foi que a mulher era responsável por algumas atividades religiosas, dando muito prestígio à elas; porque geralmente era comandada por homens.
• A cultura cretense colaborou para a Grécia características que influenciaram até em nossos dias.
5.Os Primeiros Gregos ( Micênicos):
• Muitos povos também habitavam na ilha de Creta, os Pelasgos. Conviviam pacificamente com todos.
• Os povos que realmente deram origem aos gregos foram: aqueus , eólios, jônios e dórios.
• Os aqueus chegaram no século XX a. C.
• Os eólios e jônios por volta do século XVII a. C.
• Os dórios no século XII a. C.
• A partir da invasão dos aqueus até a invasão dos dórios , chamamos de Período Homérico = formação das comunidades rurais diferenciadas .
• Logo após veio o Período Arcaico = ocorre o fortalecimento das cidades-estados.
• Finalmente, veio o Período Clássico = guerras entre os gregos e entre esses povos , os persas, terminando com os macedônicos.
6. Um Pouco de Geografia Grega:
• A geografia da Grécia , favoreceu a divisão em 3 partes desse território.
• A parte Continental = muitas montanhas .
• A parte Peninsular = um litoral com poucas praias.
• A parte Insular = numerosas ilhas ao redor.
• Isso favoreceu o isolamento das comunidades, suas terras não eram férteis e o clima muito seco , portanto ocorreram muitas disputas.
7. As origens da Sociedade Grega:
• As cidades que surgiram no Período Homérico foi: Argos, Tirinto, micenas, Pilo, urbanização simples ; mais tarde surgiram Atenas e Esparta.
• Em 1200 a. C. veio a invasão dos dórios, povos muito violentos com qualquer um que entrassem em contato com eles.
• As comunidades urbanas fugiram para as áreas rurais mais afastadas ou até fora do território grego. Isso deu origem a Primeira Diáspora Grega. ( o espalhamento dos gregos).
• Nesse Período Homérico surgiram poetas famosíssimos , como Homero com a Ilíada = guerra de Tróia e a Odisséia = aventuras do herói Ulisses.
8. A Grécia do Poeta Homero :
• O abandono das cidades para o campo, deu à formação de comunidades bem diferenciadas. Eram organizadas em relação ao parentesco entre seus membros.
• Geno , comunidade familiar básica , eram descendentes de um ancestral comum( pater-família), função de chefe, sempre o mais velho da comunidade; que tinha a função de juiz, líder religioso e administrativo.
• Tudo o que se produzia era dividido para seu próprio sustento. A economia era baseada na agricultura e na criação de ovelhas.
• Geralmente não se percebia diferenciação entre os habitantes. O que diferenciavam eram as decisões tomadas pelo pater-família.
• Com o tempo as comunidades foram crescendo demais, provocando a falta de terras.
• Os parentes mais distantes, foram obrigados a saírem em busca de terras para seu sustento; chamamos isso de Segunda Diáspora grega, causada pelo aumento demográfico dos genos (comunidades).
9. Uma Revolução:
• O mediterrâneo se tornou palco de muitas disputas dos povos.
• Foi uma época de aventuras e descobertas.
• Foi um grande aumento do comércio entre as regiões vizinhas, através do Mar Mediterrâneo.
• Novos hábitos foram introduzidos e adaptados às suas necessidades locais. Como: o uso do azeite, do vinho, o artesanato de luxo, as armas de ferro, os instrumentos cotidianos se expandiram as regiões vizinhas ou próximas ao mar.

Cap: 9 A América Latina do Século XIX- 8º Ano-2011.

1. Libertação e Organização :
• A América Latina permaneceu ligada à Europa. A força dos interesses europeus predominou sobre o Novo Mundo a partir do final do século XV.
• O antigo sistema colonial fez com que as áreas colonizadas pela Europa, se tornassem uma fonte de riqueza para suas metrópoles.
• No início do século XIX, muitas independências começaram acontecer e varreu a América; 90% das colônias latino-americanas foram conduzidas à liberdade.
• Precisou estabelecer um longo processo de organização dos Estados Nacionais, as nações independentes.
• Modelos políticos, estruturas sociais foram bem parecidas com as dos europeus.

2. O Antigo Sistema Colonial entra em Crise :
• O antigo regime = se refere as estruturas políticas ( absolutismo) e econômicas ( mercantilismo). As monarquias absolutistas se caracterizavam pela forte centralização do poder político e as estruturas econômicas mercantilistas exigiam que o Estado cuidasse da economia.
• O Antigo Sistema Colonial era composto de dois elementos básicos: a Metrópole (centro) e a Colônia ( periferia).
• Os dois deveriam estar ligados pelo Pacto Colonial = que estabelecia o monopólio do comércio colonial, sendo comercializado somente com a Metrópole.
• No século XVIII, várias ideias e acontecimentos trouxeram dúvidas desse sistema. Muitas revoluções começaram acontecer , para acabar com a dominação metropolitana sobre as colônias.
• Nas primeiras décadas do século XIX, surgiram as ideias iluministas, que defendiam o liberalismo econômico.
• Muitos Movimentos Emancipacionistas pontilharam a América Colonial, cada vez mais e com mais intensidade.
• Na Europa a Revolução Francesa, foi um dos movimentos mais importantes, enraizando as ideias iluministas.
Ex: - revolução industrial.
- revolução francesa.
- revolução americana. ( Independência das Treze Colônias – EUA ).
• Transformações nas áreas trabalhistas, também desencadeou fortes efeitos sobre o sistema colonial. Isso levou a profundas mudanças, a passagem da manufatura para a maquinofatura ( Revolução Industrial).

• A utilização de máquinas no lugar da mão-de-obra, levou a um aumento de produção no mercado, sendo criticados por adeptos do antigo sistema. Pois estava nascendo a Burguesia Industrial.

• A Revolução Francesa, foi o que mais impulsionou as ideias iluministas, conduzindo os países latino-americanos à independência.

• A revolta do terceiro estado e sua ascensão ao poder marcarão um acontecimento decisivo de superação das forças políticas do Antigo Regime. As novas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, se tornaram modelos a ser seguidos pelo mundo a fora.

• A Era Napoleônica influenciou profundamente as relações das metrópoles (Ibéricas- Portugal e Espanha) com as colônias americanas.

• Napoleão invadindo Portugal, levou a Coroa portuguesa a transferir o governo para sua colônia ( Brasil); que mais tarde resultou na Independência do Brasil.

3. A Caminho da Liberdade na América Latina:
• A partir da metade do século XVIII, a Espanha enfrentava problemas para manter o domínio das colônias americanas.
• Mais de dois séculos, toneladas de metais preciosos e produtos tropicais, e outras riquezas, foram levados para a Espanha.
• Para manter essa estrutura de privilégios, houve uma aproximação da Espanha com a Inglaterra, mas com alguns méritos a Inglaterra.
• O governo espanhol, concedeu a Inglaterra o direito de vender seus produtos a algumas das colônias espanholas.
• Outro direito concedido, foi de abastecer algumas áreas coloniais de mão-de-obra escrava.
• O Pacto Colonial ( metrópole – colônia), estava começando a se afrouxar.
• Durante o período que Napoleão dominou á Espanha, muitos questionamentos se intensificaram das colônias.
1ª – a resistência à dominação francesa.
2ª - novas condições ao domínio espanhol , sendo mais liberal.
3ª – o rompimento total com a metrópole. ( predominou).
• A estrutura espanhola era composta por:
- Chapetones = eram nascidos na Espanha, a elite mais alta da colônia, tinham os principais cargos administrativos da Espanha; tinham um grande poder econômico.
- Criollos = eram os descendentes dos espanhóis, nascidos na América, com um pouco de poder econômico, mas eram impedidos de ocupar cargos administrativos na colônia.
- Indígenas e os Negros = cativos trazidos da África. A vida era muito ruim, eram explorados, no trabalho, dizimados( mortos) , quando considerados um empecilho. Participavam massiçamente nas independências das colônias.
• O Grande conflito, era a emancipação colonial que os Criollos queriam alcançar . O rompimento das ligações políticas com a Espanha permitiria aos Criollos o acesso ao domínio político.
• O máximo que os Criollos poderiam chegar era ser Cabildos = instituições que representavam os centros administrativos locais na América Espanhola.
• Vários líderes se destacaram nas lutas pela emancipação da Espanha:
- Venezuelanos= Francisco de Miranda, Símon Bolívar ( liderou as lutas para uma forma republicana de governo) e José Sucre.
- Chileno = Bernardo O´Higgins.
- Argentino=José de San Martín.( defendia a monarquia de governo).
• Martín e Bolívar são considerados os dois grandes libertadores.

4. Os Processos de Independência:
• Dois momentos marcaram a Independência da América Espanhola.
1º - marcado por vários conflitos, os movimentos separatistas e declarações de independência, duraram 15 anos e os espanhóis conseguiram evitar a maioria das emancipações( com violência, a metrópole trouxe de volta as áreas coloniais).
2º - de 1815 a 1825, foi marcada pela vitória de vários movimentos emancipacionistas. Cerca de 90% do território alcançaram sua liberdade.
• ( O Brasil rompeu com sua metrópole nesse período- 1822).
• Dentre os inúmeros processos de independência, dois deles se destacaram:
• O mexicano = foi gerado em meio à população pobre indígena. O México esteve ligado à coroa espanhola até 1821.
• Os Chapetones e Criollos, não se opuseram de forma tão intensa . O poder econômico dos Criollos eram protegidos pelos Chapetones; juntos mantinham uma parte da população submissa e explorada.
• Vários líderes populares surgiram para defender as condições econômicas: - os padres Miguel Hidalgo e José Maria Morelos.
- o militar Vicente Guerrero.
• Após anos de lutas e guerrilhas, Augustín de Iturbide, (espanhol), foi designado para acabar com essas guerrilhas na Espanha, trai o povo Espanhol, muda de lado e se torna líder dos revoltosos declarando a Independência Mexicana em 1821.
• Ao conseguirem a Independência, tiram Iturbide do poder, fuzilando-o. O México agora passa por longas Ditaduras Conservadoras de Direita. Isso permaneceu até o século XX, quando líderes populares surgiram e fizeram a Revolução Mexicana, para mudar o sistema de governo.
• ( Pesquisar qual é o sistema de governo atual do México).

• O Haiti = no começo a ilha foi ocupada pelos espanhóis; em seguida veio os franceses, a ilha se tornou uma colônia muito produtiva.

• Foi assinado um acordo entre os espanhóis e franceses que dividia a ilha. A parte da França se tornou muito mais produtiva (café e açúcar) para a metrópole.

• Durante a Revolução Francesa, uma revolta de escravos estabeleceu o fim da escravidão na ilha; seu líder era Toussaint Louverture.

• Sob o comando de Napoleão, derrubaram Louverture e volta a escravidão. Surgi um novo líder dos escravos Jean Jacques Dessalines , ele conduziu o Haiti a sua tão sonhada Independência, em 1804.

Qual é o atual sistema de governo do Haiti?

• Essas revoltas estavam acontecendo em toda Europa e estava começando influenciar na América também; chegando ao Brasil.
• Essas mudanças acontecendo em todos os lugares, deu um novo passo para entramos na História Contemporânea.
• Era o fim do Antigo Sistema na Europa, na América e um Novo Mundo estava nascendo. Quem ascendia ao poder era a burguesia.
• Era preciso reorganizar o mundo europeu e organizar as nações latino-americanas recém-nascidas.

5. Organização dos Estados Nacionais Latino-Americanos:
• Após as Independências, a primeira necessidade dos países novos foram de estabelecerem regras políticas, econômicas, sociais e culturais.
• O modelo a ser copiado, foi o da Europa; com os quais tiveram muito contato.
• Os índios, mestiços e escravos continuaram em péssimas condições ainda mais um século após as independências.
• A grande mudança ocorreu no topo da pirâmide social:
- Os Chapetones, perderam o poder na política pelos Criollos por muito tempo.
- Esses criollos ficaram conhecidos como representantes das oligarquias rurais (grandes proprietários de terras); que construíram estados centralizados, dando pouco espaço para mudanças.
• A forma de governo foi o republicano, mas a grande maioria o centralismo exerceu sua autoridade política nacional.
• Neste contexto surge o Caudilhismo = se caracterizou pelo exercício de grande poder político , regional,nacional, tendo por trás forças militares.
• Na América Latina, as independências envolviam o federalismo (descentralização do poder= liberais) e o centralismo ( partidos conservadores).
• Duas propostas de união americana surgiram nesse período:
- 1ª = o libertador Simón Bolívar, propunha a formação de uma única nação , representada pela Espanha. ( bolivarismo). Não obteve sucesso.
- 2ª = A Doutrina Monroe, proposta do presidente James Monroe dos EUA, que dizia “ América para os americanos”. Uma declaração totalmente imperialista.
• Isso tudo era para diminuir a influência européia, que mais tarde foi ocupada que mais tarde foi ocupada pelos Estados Unidos.
• Os poderosos da política não interessavam por mudanças na base da economia latino-americana. Eram consumidores de produtos industrializados.
• Assim eles permaneceram durante quase todo século XIX.













Cap: 8 - As Navegações Portuguesas - 7º Ano - 2011.

1. Um Período de Grandes Viagens :
• Os navegantes europeus saíram em viagens , em busca de terras desconhecidas para eles.
• Cruzaram oceanos, perigos, mortes, alcançando terras desconhecidas, esse processo chamamos de “ expansão marítimo-comercial européia”.
• Mudanças sociais, políticas e econômicas traziam necessidades aos reinos europeus. O comércio entre diversas regiões do continente, com produtos vindos de longe, de outras terras , se dá a globalização.
• O movimento renascentista valorizou uma perspectiva mais racional, aperfeiçoando técnicas de navegação mais aprimoradas para aquele período.
• Cidades foram crescendo tornando-se consumidoras de bens manufaturados ou produtoras de matéria-prima.
• Um dos produtos mais valorizados eram as especiarias de origem vegetal como: canela, gengibre,noz-moscada, cravo-da-índia,pimenta, entre outros.
• Eram utilizados por pessoas ricas e serviam para temperar ou conservar os alimentos.
• Esses produtos vinham da Índia ( continente asiático), e eram controlados por cidades italianas ( Constantinopla,uma delas), revendendo os produtos a outras regiões.
• O interesse pelo comércio de especiarias trazidas da Índia, foi um dos fatores que colaboraram a busca de novos caminhos alternativos .

2. Características da Formação de Portugal:
• No século IX, Afonso I, rei de Leão e Castela( Espanha), criou o Condado de Portucale.
• O genro do rei de Leão de Castela, Henrique de Borgonha , criou a partir desse Condado , um reino independente Portugal, em 1139.
• Para evitar que o reino Português, caísse nas mãos de um rei estrangeiro, a burguesia portuguesa apoiava D. João para futuramente comandar Portugal.
• Portugal foi o primeiro país a organizar viagens pelo Oceano Atlântico no século XIV.

3. A Sociedade Portuguesa:
• Portugal possuía uma forte burguesia e uma nobreza querendo ampliar seus negócios.
• A partir de 1441, trouxeram os escravos da África. Muitos pescadores, artesãos e pequenos comerciantes, estavam envolvidos nos trabalhos de navegação.
• Havia uma forte desigualdade social em Portugal.
• A igreja Católica exercia muita influência religiosa perante a sociedade. As pessoas que renegasse Deus ou a Virgem Maria poderia ser punido com 20 chibatadas e ter a língua furada com uma agulha.
• Os judeus e muçulmanos eram proibidos ter algum tipo de acesso ou relacionamento com os cristãos.
• Os muçulmanos eram grandes artesãos, arquitetos e agricultores. Já os judeus tinham um bom desempenho comercial.
• Portanto os cristãos de Portugal, desconfiavam desses grupos de pessoas.
• Muitos muçulmanos e judeus, foram obrigados a aceitar o catolicismo. Tornando-se Cristãos-Novos; sendo assim não eram mais acusados de hereges.
• Muitos Cristãos-Novos sofreram perseguições e muitos condenados à morte no Tribunal de Inquisição.

4. A Importância das Navegações:
• Portugal, também estava interessada nas terras da África. Ceuta era uma importante cidade comercial da África.
• Conquistar uma cidade da África, traria muito benefício a igreja católica.
• O ataque à Ceuta pelos portugueses foi muito cruel, milhares de pessoas morreram, entre crianças e mulheres.
• Os projetos para avançar nas navegações e nas conquistas de mais terras entre os portugueses aumentavam cada dia mais.
• O objetivo era aumentar metais preciosos ( ouro e prata), para fazer moedas.
• Cartógrafos, navegadores experientes, construtores de instrumentos de navegação se reuniam para trocar informações de navegação , em uma escola, “Escola de Sagres”.
• Apesar dos avanços, era muito difícil a navegação, os barcos naufragavam. As Caravelas tinham aproximadamente 20 metros e pesava 20 toneladas .
• Posteriormente, as Naus, barcos maiores, também foram usadas.
• Mas a navegação era muito difícil, os mares ofereciam perigos, por causa das tempestades, muitos dias navegando, doenças, fome, sede, entre muitas outras coisas.

5. O Cotidiano das Viagens Marítimas:
• Era necessário ter muita coragem para navegar. A ambição por riquezas faziam enfrentar seus medos reais ou imaginários.
• Eles acreditavam plenamente que a terra era plana, portanto o risco de caírem no abismo era grande.
• H avia crenças de grandes monstros oceânicos, polvos gigantes, que poderia abocanhar toda a embarcação.
• Acreditavam em sereias, que encantavam os marujos, fazendo-os a se lançarem ao mar. Tinham pedras que atraía os navios para o fundo do mar.
• Muitas dessas lendas eram retratadas por desenhos e divulgadas por toda a Europa.
• Essas lendas foram sendo superadas, a partir das viagens realizadas.
• Mas, perigos reais aconteciam com muita freqüência.
• Uma frota poderia ter várias caravelas ou naus. A liderança do navio era pelo capitão-mor , era responsável por todas as decisões.
• Cada embarcação tinha um capitão que junto com o piloto determinava o rumo a ser seguido.
• Os marinheiros orientavam as atividades dos mais jovens e os demais marinheiros faziam as atividades gerais dos barcos , com: cozinhar, cuidar das velas, transportar materiais etc.
• Crianças e jovens participavam das caravelas ( os grumetes), meninos entre 10 e 15 anos, faziam serviços gerais, como: lavar os convés, avisar os horários, servir os marinheiros, etc. Eram meninos órfãos ou de famílias pobres de Portugal.
• As crianças eram as mais frágeis e principais vítimas das doenças, passavam mal pois não agüentavam passar fome e sede, eram maltratados pelos mais velhos.
• A água era mal armazenada, em barris precários, ficando imprópria para beber. Os alimentos estragavam por passar vários dias, sem estar bem protegido, e também faltavam, por não saberem quanto tempo duraria a viagem.
• Os alimentos constantemente eram comidos parcialmente por ratos e baratas, mas como a fome eram intensa, comiam assim mesmo e até comiam os ratos que estavam nos barcos.
• Muitas doenças ( o escorbuto- falta de vitamina C ), proliferavam nos barcos. Essa doença causava hemorragia nas gengivas, e os dentes poderiam cair; frutas e verduras( alimentação rica em vitamina C ) não estavam presentes na alimentação .

6. Principais Viagens Marítimas Portuguesas:
• Após conquistarem Ceuta, os portugueses continuaram com seus planos de conquistas.
• Atravessaram o litoral africano, pois o desafio era alcançar o Cabo do Bojador, era uma região de difícil acesso, pois os ventos eram muito fortes. Depois de várias tentativas, o comandante Gil Eanes atravessou o Bojador; isso incentivava cada vez mais enfrentar as dificuldades do mar.
• O auge da expansão portuguesa foi comandado por Vasco da Gama, que finalmente contornou toda África.
• Quando retornou a Portugal, foi recebido com honrarias pelo feito realizado.
• Agora então as viagens a África estavam muito mais fáceis, e as especiarias lhes renderiam muito dinheiro. Agora então tiveram contato com culturas muito diferentes.

7. A Viagem de Pedro Álvares Cabral:
• Agora, como rei de Portugal, D. Manuel, promoveu uma nova expedição sob a liderança de Pedro Álvares Cabral, com 13 navios ( 10 naus e 3 caravelas); mais ou menos 1.500 homens, marinheiros, padres, cartógrafos, escrivães( Pero Vaz de Caminha).
• A missão era chegar em Calicute( Índia), para aumentar seus negócios com as especiarias.
• Outra intenção também se cogitava, conferir exatamente as terras de Portugal a partir do acordo feito entre Espanha e Portugal, o Tratado de Tordesilhas. Esse acordo dividia as terras encontradas entre eles.
• Viajando pelo Oceano Atlântico, avistaram um monte que deram o nome de Pascoal ( a páscoa estava próxima), no dia 22 de abril; litoral brasileiro.
• Cabral chegou a Calicute, mas houve muitas perdas, como: naufrágios, incêndios, mortes, doenças etc; retornando a Portugal das 13 embarcações, apenas 6, mas com muitas especiarias.

8. A Carta de Pero Vaz de Caminha:
• Pero Vaz de Caminha mandou uma carta ao rei de Portugal D. Manoel, dizendo sobre os contatos de portugueses e índios tupiniquins, sobre o fato de viverem nus, a troca de produtos que encantavam os índios e vice-versa.
• A primeira missa no Brasil foi celebrada no dia 26 de abril. Os índios assistiram curiosos . Os portugueses ficaram encantados com a natureza protegida pelos índios, parecendo um paraíso.
• Esse contato amistoso com os índios, infelizmente não continuaram assim, quando dominaram suas terras a força.