segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cap: 8 – O Mundo em Guerra pela Segunda Vez-9º ano-2012.

Após duas décadas de um conflito tumultuoso e com sequelas , um novo conflito se forma. • Apesar dos gastos e custos não serem somente econômicos, surge principalmente o psicológico. • Os gastos e destruição e o número de vidas perdidas assombraram profundamente o mundo. • As nações em conflito entre 1939 e 1945 praticamente são as mesmas. • Ex: O Eixo = Alemanha – Itália – Albânia – Áustria – Prússia Oriental e uma parte da Tchecoslováquia. • Os aliados = Turquia – França – Grã-Bretanha – Polônia e a Romênia. • Países Neutros = Espanha – Irlanda e Holanda. • Alguns países que entraram depois na guerra = Estados Unidos – Brasil e México. • As principais nações derrotadas na Primeira Guerra Mundial foram impostas duras condições . O que levou a um grande revanchismo. - Império foram desmembrados. - Territórios perdidos. - Áreas coloniais confiscadas. - Forças militares destruídas. - Indenizações cobradas. - Hitler considerava tudo isso uma humilhação contra a Alemanha, impedindo a paz entre as nações. - Hitler via a Alemanha como uma grande potência, portanto buscou aliados para potencializar o poder. - A Itália com seu fascismo ( Bento Mussolini), se une com a Alemanha. - O Japão com sua pretensão imperialista de Hirohito, tomando território Chinês. • Pacto Tripartite = um acordo entre os japoneses , alemães e italianos na guerra. • A Conferência de Munique = organizada por Mussolini, deveria evitar a guerra, mas Hitler não respeitou o acordo. • Pacto de não agressão = Acordo entre alemães e sovié- Ticos em não se atacarem um- tuamente. Hitler não cumpriu. • Alemanha invade Londres e despeja toneladas de bombas, durante 2 meses. • As Forças Britânicas realizaram uma bela defesa, abatendo centenas de aviões alemães. • Alemanha se afasta e sai para invadir a União Soviética. • No dia 22 de junho de 1941, teve início uma das mais terríveis campanhas de invasão alemã. As tropas alemãs invadem o território Soviético. • Um dos maiores horrores Ocorridos, foi o Holocausto. • Cerca de 6 milhões de judeus morreram vítimas de uma das maiores expressões de psicopatia do século XX. • O maior responsável por essas atrocidades foi Hitler; apesar de ter ajudas de outro países. • O antissemitismo, foi a fonte das ações de Hitler; que eram razões racial, religiosa, filosófica e econômica. • Hitler tinha uma forte aversão à raças inferiores, às ideias comunistas , revolucionárias( judeus), ao capitalismo(EUA) e a grande participação de comunidade judaica nos Estados Unidos. • Na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi derrotada por forças comunistas e capitalistas liberais, e Hitler nunca admitiu a derrota. • Logo no início de seu governo, leis antissemitas foram estabelecidas. • Em 1938, a Noite dos Cristais = uma reação descabida ao assassinato de uma autoridade alemã, por um judeu; lojas, sinagogas judaicas foram saqueadas, destruídas e queimadas. • Centenas de mortes e outros tantos de judeus foram presos e enviados aos Campos de concentração. • Milhares de judeus, homossexuais, ciganos, religiosos, foram enviados para esses Campos de concentração. • Eram obrigados a realizar trabalhos forçados, muito mal-alimentados e empilhados como se fossem objetos. • Os mais fracos eram enforcados, fuzilados, espancados, morriam em câmaras de gás etc. • Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo ficou sabendo das atrocidades de Hitler(nazismo). • Um Tribunal militar foi organizado na cidade de Nuremberg ( Alemanha), onde foram julgados os principais líderes nazistas em 1945 e 1946. É claro que esse não foi o único crime contra a humanidade; deve servir de aviso para gerações futuras que definitivamente a guerra não é o melhor caminho para a solução de conflitos. • O exército alemão até então estava invencível. • As forças militares se dividiram em três frentes de batalha. Indo ao norte,ao centro e ao sul , mas os russos resistiram bravamente. • Os soviéticos destruíam em massa os soldados alemães; mesmo sendo abastecidos. • A dificuldade de um abastecimento contínuo das tropas era necessário, mas a fome, o cansaço e o reabastecimento de munições, foram implacáveis para enfraquecer os alemães. • Após três meses e meio de ataque finalmente os alemães foram bloqueados. • Centenas e milhares de pessoas entre civis e militares morreram nesse conflito( Batalha de Stalingrado). • Os soviéticos partem atrás dos alemães, tomando de volta Berlim . • Em dezembro, o Japão resolve mexer com os Estados Unidos; eles promovem o ataque à base naval americana( Havaí). • Pearl Harbor foi destruída pelos aviões japoneses. • Diante desse fato, os Estados Unidos entram de fato na guerra, declarando guerra ao Japão, Alemanha e à Itália. • Os japoneses queriam com esse ataque mostrar a supremacia sobre o Pacífico. • Os Estados Unidos tinha a capacidade de fabricar aviões e navios com mais rapidez, do que afundavam e derrubavam. • O eixo que compunha a Alemanha, estavam acumulando derrotas. • O general Erwin Rommel, sem condições de manter a resistência, começa a recuar. • Nos Balcãs, o eixo também estava perdendo terreno. • A Itália foi invadida e Mussolini tirado do poder. O rei Vitor Emanuel assina a rendição. • Os nazistas atacam a cidade de Roma com muita violência. • Nesse contexto que as Forças Brasileiras aparecem na guerra; os italianos com ajuda dos brasileiros aprisionam Mussolini que acaba sendo executado. • A mais poderosa ofensiva estava sendo preparada na Europa; o “ Dia D”, onde centenas e milhares de soldados aliados invadiram a Normandia, para libertar a França. • Todas as forças aliadas se concentram contra a Alemanha. • A situação se tornou insustentável, vários generais aconselharam Hitler a se render; mas o Führer se mantinha inflexível. • Muitos atentados contra Hitler foram acontecendo , fugindo do controle das Forças alemãs e seus seguidores. • A resistência japonesa era impressionante; não se cogitava a rendição. • Diante dessa situação, os Estados Unidos decide usar a bomba atômica; com a desculpa de que foram obrigados, pois se continuassem com a guerra milhares de pessoas seriam mortos e com a bomba atômica não. • No dia 06 de agosto de 1945, o bombardeio foi lançado na cidade de Hiroshima, a bomba explodiu antes mesmo de tocar o solo. • Uma bola de fogo incinerou quase tudo em um raio de alguns quilômetros ao redor, e um grande deslocamento de ar ao redor. • Milhares de pessoas morreram imediatamente, outras logo após e nos anos posteriores de câncer provocado pela exposição à radiação nuclear. • Dois dias se passaram e outra bomba foi lançada em Nagasaki. Com a mesma destruição em massa; levando o governo japonês se rendem na guerra. • O grande alvo era desenvolver uma arma tão superior às demais que só com ameaça de sua utilização seria capaz de fazer o inimigo se render. • As bombas voadoras desenvolvidas pelos alemães, eram aviões não tripulados e carregados de bombas,que eram lançadas no alvo. • Os estados Unidos trabalhando no desenvolvimento de energia dos átomos, uma arma que liberasse essa energia tão devastadora que superaria qualquer outra inventada. • A nação que alcançasse primeiro uma tecnologia tão poderosa despontaria como a mais forte do mundo. • Agora surge a corrida pelo domínio da tecnologia nuclear. • Várias reuniões ocorreram com o objetivo de estabelecer a paz e reorganizar o mundo após o término da guerra. • A Conferência de Casablanca, em Marrocos, em 1943, reuniu as principais lideranças, envolvidos com a resistência à invasão alemã ao território soviético. ( alcançar a rendição do eixo da Alemanha). • Em agosto de 1943, líderes ingleses, estadunidenses e canadenses se reúnem na Primeira Conferência de Québec ( Canadá) = tornar efetiva a invasão em Normandia( o Dia D), libertando a França – Operação Overlord. Neste mesmo ano, Conferência do Cairo (Egito) = líderes chineses, ingleses e estadunidenses; com o objetivo estabelecer estratégias finais contra o Japão. • Em novembro no Irã, foi a Conferência de Teerã= líderes estadunidenses, britânicos e os soviéticos. Organizando uma invasão à Alemanha e uma divisão das áreas influentes. • Em fevereiro de 1945 com esses mesmos líderes, A Conferência de Yalta = reiterou várias decisões e dividiu os mundos em “ Socialismo e Capitalismo. • Na Conferência de Potsdam = efetivaram a divisão da Alemanha.( Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental). • Essa nação passou a bipolaridade política e ideológica que caracterizam a Guerra Fria pelos próximos 40 anos.

domingo, 3 de junho de 2012

Cap: 7 – O Brasil nos Anos 1930 e 1940- 9º ano.

Cap: 7 – O Brasil nos Anos 1930 e 1940- 9º ano. 1. O Começo dos Anos 30 e os Dilemas sociais e Políticos : • Na história política do país, Vargas é uma figura mais contraditória, que divide opiniões. • Ele buscou construir uma imagem de “ pai dos pobres”, obteve êxito para muitas pessoas, para outras foi chamado de oportunista. • Ao assumir o governo, Vargas anunciou um governo provisório, que deveria durar até uma nova eleição. • Vargas anulou a Constituição de 1891 e algumas atitudes foram tomadas : - o afastamento dos governadores de Estado. No lugar deles foram nomeados os interventores (tenentes), que garantiam o controle federal das regiões. • Ordenou o fechamento do Câmara e do Senado. • Medidas que centralizava toda autoridade política. • Foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. • Mudanças nas leis trabalhistas. • Criação do salário-mínimo. • Em relação ao café, o governo comprou muitas sacas de café e estocou e queimou; isso tudo para manter o preço do produto. • Era uma medida de pressionar os cafeicultores, em busca de apoio para a Revolução de 1930. • Muitas medidas foram impostas sem a participação da sociedade. • O governo não anunciava uma nova Constituição, o país seguia sem regras. • O governo provisório durou até 1934, quando uma nova Constituição foi apresentada ao Brasil. • Nem todas as regiões se desenvolvia da mesma maneira, já que o Sudeste e o Sul, acontecia a industrialização com muita rapidez. • Nos bairros também aconteciam mudanças radicais, como: mais embelezados, modernos, voltados para a classe média e alta e os bairros periféricos, onde viviam os trabalhadores pobres. • São Paulo tinha a maior concentração de indústrias, sendo uma cidade moderna. • Rio de Janeiro, capital do país, era um centro político, um cartão- postal do país, mostrando as belezas nacionais.Belo Horizonte era um exemplo de cidade planejada. • Todas elas cada vez mais aumentavam os problemas sociais. • Aos poucos a influência cultural europeia foi sendo substituída pela estadunidense. 2. Uma Revolução em São Paulo : • Nos anos de 1931 e 1932, foram períodos de muitas tensões e instabilidades entre o governo Vargas e o povo. • As nomeações dos interventores estavam deixando as lideranças paulistas insatisfeitas e a demora de uma nova carta constitucional. • Muitas passeatas, comícios, textos na imprensa , um levante foi armado contra o governo de Vargas. • Isso tudo reivindicava uma nova Constituição feita pela Assembleia Nacional Constituinte. • Os paulistas achavam por direito, que a cidade mais industrializada, não poderiam ficar fora das grandes decisões. • Um comício foi convocado para o dia 23 de maio, contra o presidente Vargas. • Parte da multidão saiu em direção ao Palácio dos Campos Elíseos, onde seria anunciado o novo secretariado do interventor. • Em um momento de confusão, 4 estudantes foram mortos : Miragaia, Martins, Dráuzio e Camargo; sigla contra Getúlio ( MMDC). A revolta aumentou ainda .Mais, militares e civis paulistas, reuniram armas e grupos para lutar contra o governo Federal. • No dia 9 de julho, São Paulo declarou guerra a Getúlio, a chamada Revolução Constitucionalista . • O governo federal reuniu suas tropas rapidamente e cercou pontos estratégicos, fronteira paulista. • Começaram intensos e duros confrontos, durando 3 meses, levando à morte 600 soldados constitucionalistas e 352 voluntários civis. Mas em outubro os paulistas se renderam. • Diante de tanta pressão, Getúlio decide render as reivindicações dos paulistas, que era uma eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte. • Também nomeou um interventor paulista Armando de Sales Oliveira, para amenizar os revoltosos. • Em frente ao Parque do Ibirapuera, existe um obelisco em homenagem aos mortos da Revolução Constitucionalista. • O que motivou multidões foi a ideia de uma democracia moderna e urbana, medida por uma Constituição. 3. A Constituição de 1934: • Em maio de 1933, aconteceu eleições para se formar uma Assembleia Constituinte. • As mulheres participaram e com voto secreto. • O cidadão maior de 21 anos sem distinção de sexo, também passaria a votar. • Em 1934, foi promulgada a nova Constituição. Vargas foi eleito presidente da Constituição, com o mandato de 4 anos, sem reeleição. • A nova Constituição confirmou o voto obrigatório, secreto e mulheres participando. • A justiça eleitoral reduziu a permissão de votar aos 18 anos, analfabetos , soldados e estrangeiros não podiam votar. • Quanto a educação, a população deveria receber o Ensino Primário,para ampliar a alfabetização no país. • Em relação ás leis trabalhistas, a jornada semanal de trabalho, passou de 40 horas, com férias entre outras. • Algumas mudanças consideradas importantes para época. • Foi garantida a liberdade de expressão, só que anos mais tarde veio a repressão. 4. O Governo Constitucional de Vargas (1934 a 1937) : • Esse segundo período do governo de Vargas foi conturbado. • As agitações operárias e populares aumentava cada vez mais . • AIB = Ação Integralista Brasileira – comunismo e socialismo. • ANL = Aliança Nacional Libertadora – antifascistas, força da esquerda. • Frente Negra Brasileira = luta contra a exclusão social, o racismo; tendo como líder Abdias do Nascimento. • Outros grupos existiam no Brasil, mas a preocupação era entre AIB e a ANL. • AIB = foi fundada por Plínio Salgado em 1932; era contra os comunistas. - Em uma de suas viagens conheceu o fascismo italiano e sonhou algo semelhante para o Brasil. Era a favor de um governo centralizador, enfatizava a obediência aos superiores. Eram chamados de integralistas, faziam congressos, encontros , com vestimentas rígidas aos componentes. Em matemática, esse símbolo é cálculo integrado; mas nesse projeto era integrar o movimento dos brasileiros.( você é meu amigo). - ANL = foi fundada em 1935, Luís Carlos Prestes( ainda exilado na URSS).- Era contra os integralistas, propunha mudanças no pagamento da dívida externa, a nacionalização de empresas estrangeiras e reforma agrária. • Em 1935, Vargas ordenou o fechamento da ANL. Os integrantes começam a fomentar um levante militar, para derrubar o governo. • Nem toda a ANL defendia um confronto armado, por isso perdia a força. • Luís Carlos Prestes volta ao Brasil clandestinamente e organiza uma revolta entre os dias 23 e 26 de novembro de 1935. • O movimento começou em Natal e Recife, em seguida no Rio de Janeiro, mas não tiveram sucesso. • Esse movimento ficou conhecido como a Intentona Comunista = plano insensato ou motim feito pelas forças do governo federal. • Esses movimentos foram violentos por parte do governo federal. • Cinco simpatizantes da ANL, foram presos e o governo criou um órgão específico de repressão. • Deveria acontecer eleições no final do ano; mas diante de uma suspeita de golpe ( Plano Cohen = foi escrito por um capitão integralista do exército , com objetivo de tomar o poder dos comunistas por meio de revoluções. • Esse documento foi escrito por Cohen ( judeu) que envolvia a tomada das propriedades privadas, ataque as igrejas, perseguições etc. • Esse documento foi divulgado pelo rádio e vários jornais, buscando apoio de governadores afim de dar um golpe de Estado. • Tentaram evitar o golpe , mas foi tarde demais. • Em 10 de novembro de 1937, a Câmara Federal e o Senado, foram fechados e a noite o presidente Vargas anunciou um novo regime chamado de Estado Novo. 5. A Constituição de 1937 e a Derrocada dos Integralistas : • Ao anunciar o Estado Novo, foi também apresentada uma nova Constituição. • Leis que garantisse a paz e segurança contra os comunistas. • Há uma grande possibilidade de governar por decretos-leis, dispensando o Congresso Nacional.Muitos governadores foram substituídos e o mandato do presidente passou a ser por 6 anos. • Foi mantido os direitos trabalhistas, mas sem greves. • Os integralistas se envolvem em um golpe, se dirigem ao Palácio de Guanabara, mas as forças governamentais derrubaram o golpe. • Cerca de 1500 camisas-verdes ( integralistas), foram presos no Rio de Janeiro. 6. A Organização do Estado Novo : • Nesse período a imprensa foi rigidamente controlada. • A imagem que passava ao povo era positiva sobre Vargas, buscava-se construir uma imagem nacionalista. • O Departamento Administrativo do Serviço Público ( DASP) = controlava a administração pública. • O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) = cuidar da censura e propaganda. • Os meios de comunicação e arte, como cinema, rádio, teatro, jornais, literatura etc; foram controlados pelo país. As escolas foram controladas sobre o que era ensinado. Deveria ser conteúdos patrióticos,valorizando as ações do governo. • As atividades físicas e a dedicação ao trabalho deveriam ser valorizadas; muitas festas cívicas. • A valorização ao patrimônio histórico deveria engrandecer a nação; portanto os patrimônios passaram a ser preservados. • Atualmente a ideia de patrimônio histórico mudou bastante, pois são considerados os bens que se relacionam ao passado a e memória de uma comunidade ou povo, independentemente de sua origem social. • Getúlio Vargas buscava se identificar como “Pai dos Pobres”, ligado com os trabalhadores; diante de suas leis trabalhistas. • O rádio era bastante utilizado “ Hora do Brasil”, atualmente “ Voz do Brasil”; obrigatório em todas emissoras com discurso para a população. • Músicas nacionalistas eram tocadas , como “ Aquarela do Brasil , de Ary Barroso. • A música e os compositores foram bastantes controlados, sofreram muita censura. Muitas músicas foram vetadas . • O trabalho manual era valorizado, pois promovia a disciplina contra a preguiça e a malandragem. Era visto como honestidade e colaboração para o progresso da nação. • Uma vigilância permanente com aqueles que faziam greves, comunistas, malandros, ciganos, judeus, japoneses e chineses. • Nesse período acontecia a Segunda Guerra Mundial, e o Brasil ficou do lado dos Estados Unidos; contra a Alemanha. • Em relação aos imigrantes o governo Vargas teve medidas restritivas e o ensino da Língua Portuguesa tornou-se obrigatória. • O Ministério da Educação criado em 1930, controlava as escolas. • Quanto às mulheres, a imagem de que as moças deveriam se preparar para a vida, como damas prendadas, boas esposas e mães. O padrão de beleza das atrizes estadunidenses deveriam ser copiado. • O carnaval foi incentivado para transmitir valores da disciplina e da ordem. • Os índios nos tempos de Vargas continuou com a política de pacificação e integração . Até hoje se busca alcançar isso. • Na política trabalhista, Vargas ampliou leis a favor dos trabalhadores ( salário-mínimo) , sindicatos foram criados para ajudar. • No Estado Novo , houve muita repressão, prisões, torturas e exílio. Suspeitos eram interrogados, e várias fichas reunidas em arquivos policiais. • DEOPS = Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo. ou • DOPS = Departamento de Ordem Política e Social. Do Estado de São Paulo. 7. Economia e Política Externa no Estado Novo : • No Estado Novo, o governo de Getúlio Vargas , ampliou a industrialização. Valorizou a produção nacional e reduziu a importação. • Setores criados para cuidar em relação ao petróleo, estradas etc. Estimular indústrias de base ( matéria-prima), para outras indústrias. Como: siderúrgicas, metalúrgicos, petroleiros e de cimento. • O número de fábricas no Brasil aumentou em 1940 cerca de 50 mil fábricas e 800 mil trabalhadores nas indústrias. • O café era muito importante na exportação e muito importante para a economia nacional. • Dois anos após o início do Estado Novo, começou a Segunda Guerra Mundial , e o Brasil se posicionou ao lado dos Estados Unidos, pois precisava de dinheiro para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional ( CSN), em Volta Redonda – Rio de Janeiro. Dessa forma todas as peças e equipamentos foram compradas nos Estados Unidos. • Com a efetividade dos Estados Unidos agora na guerra, o Brasil precisou permitir a entrada deles no Nordeste brasileiro, pois era uma região estratégica. • Com essa aproximação do Brasil aos americanos, o nosso país passou a copiar muitas coisas, o país se americanizou.Pág: 119. • O governo Brasileiro, sofre um ataque a cinco navios por submarinos alemães. Isso deu força ao Brasil entrar em guerra, quando enviou soldados para a Europa em junho de 1944. • Força Expedicionária Brasileira ( FEB), cerca de 25 mil soldados , foi levado á Itália; desses 454 morreram em combate. • Esses combatentes foram homenageados como heróis ( pracinhas). Com o tempo muitos foram esquecidos; mas vezes são lembrados. 8. A Redemocratização do Brasil: • O país, ( Brasil), estava do lado dos Estados Unidos contra o nazifascismo, isso aumentava as pressões do povo para a volta da democracia. • A oposição já articulava candidaturas, para uma nova eleição. • Vargas anuncia que ao final de ano, teria eleições e a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte. • Vários partidos surgiram: - UDN = União Democrática Nacional – defendia os interesses dos banqueiros e empresários, contra Vargas. - PCB = Partido Comunista do Brasil – sai da ilegalidade. - PSD = Partido Social Democrático – eram apoiadores de Vargas. - PTB = Partido Trabalhista Brasileiro – ligado ao sindicalismo e apoiava Vargas. - Começa um grande movimento chamado “Queremismo” , pessoas da classe popular, trabalhadora, exigindo a permanência de Getúlio Vargas no governo, nessas novas eleições. - Alguns chefes militares ligados ao governo, estavam indignados dessa contradição de Vargas e em outubro de 1945 deram um golpe, tirando Vargas do poder. - Provisoriamente quem governou o país foi José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal. - No final do ano, as eleições foram realizadas , o vencedor foi o general Dutra e uma nova Constituição foi preparada para o Brasil.

Cap: 8 – A Era Napoleônica a Era das Restaurações.- 8º ano.

• Este grande personagem da história nasceu em Córsega, no ano de 1769. • Ainda muito jovem, com somente dez anos de idade, seu pai o enviou para a França para estudar em uma Escola Militar. • Apesar de todos os desafios que encontrou por lá, sempre se manteve determinado. • Seu empenho e determinação o fizeram tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos. • Na Revolução Francesa ( 1789 – 1799) , foi a oportunidade perfeita para Napoleão Bonaparte alcançar seu objetivo maior. • Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria. • Sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem invencíveis. • No ano de 1798 ele seguiu em embarcação para o Egito, com o propósito de tirar os britânicos do percurso às Índias. • Ele foi bem quisto por seus soldados e por grande parte do povo francês. • Seu poder foi absoluto após ter sido nomeado cônsul. • O Império Napoleônico teve início em 1799 com o Golpe do Brumário (ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder). E o império na data de 1815 com a Batalha de Waterloo na qual Napoleão é derrotado pelas tropas inglesas. • A Batalha de Waterloo, a 18 de julho de 1815 em Walterloo, Bélgica, foi um combate decisivo das forças francesas contra as britânicas, e se deu nas proximidades da aldeia belga de Waterloo. • Seu exército de 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico Arthur Wellesley, Duque de Wellington, (com unidades britânicas, holandesas , belgas e alemãs), antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano. • O período Napoleão pode fragmentar-se em três partes: - O Consulado - O Império - E o Governo dos Cem Anos. - Durante o Consulado, foram criadas novas instituições, e houve uma recuperação econômica, jurídica e administrativa. - No período Imperial, a França tornou-se um grande Império. - Napoleão consagrou-se imperador, vindo, mais tarde, a realizar uma série de batalhas para conquistar novos territórios. - O Império Francês atingiu uma extensão máxima neste período. - Com 150 departamentos, e 50 milhões de habitantes, quase um terço da população europeia da época. - O exército francês aumentou o número de armas e de combatentes, e tornou-se o mais poderoso de toda a Europa. - Como símbolo das vitórias Napoleão construía monumentos como Arcos do Triunfo nos locais conquistados. - O Império Francês estabeleceu o Bloqueio Continental na tentativa de enfraquecer a Inglaterra. - Napoleão é coroado Imperador dos Franceses em 2 de dezembro de 1804. - Sua sagração foi um espetáculo montado. O Imperador não foi a Roma para ser ungido pelo Papa, como os imperadores costumavam fazer. Ele obrigou Pio VII a ir a Paris para a cerimônia. - A própria coroação foi ainda mais singular. Napoleão tomou o diadema nas mãos e coroou-se a si mesmo, de frente para o público e de costas para o Papa. Depois, colocou a coroa na imperatriz . • Napoleão acaba por ser derrotado pelos aliados mas não definitivamente pois volta a Paris e reconquistada o poder iniciado o Governo de Cem Dias. • Posteriormente e desta vez de forma definitiva o Império Napoleônico cai quando tenta invadir a Bélgica. • O Governo de Cem Dias é quando Napoleão entra na Bélgica em 15 de outubro de 1815, mas é derrotado pelos ingleses na Batalha de Waterloo. Renuncia, então, pela segunda vez. É o fim do Império Napoleônico. • Após a queda do seu Império Napoleão é exilado para a Ilha de Santa Helena onde morre. • Em 5 de maio de 1821, com uma violenta tempestade assolando a ilha, Napoleão morreu , apenas com 52 anos de idade,com uma úlcera provocada por má dieta e, por ansiedade.

As Navegações Portuguesas- Cap: 8 – 7º ano.

As Navegações Portuguesas- Cap: 8 – 7º ano. 1. Um Período de Grandes Viagens : • Os navegantes europeus saíram em viagens , em busca de terras desconhecidas para eles. • Cruzaram oceanos, perigos, mortes, alcançando terras desconhecidas, esse processo chamamos de “ expansão marítimo-comercial européia”. • Mudanças sociais, políticas e econômicas traziam necessidades aos reinos europeus. O comércio entre diversas regiões do continente, com produtos vindos de longe, de outras terras , se dá a globalização. • O movimento renascentista valorizou uma perspectiva mais racional, aperfeiçoando técnicas de navegação mais aprimoradas para aquele período. • Cidades foram crescendo tornando-se consumidoras de bens manufaturados ou produtoras de matéria-prima. • Um dos produtos mais valorizados eram as especiarias de origem vegetal como: canela, gengibre,noz-moscada, cravo-da-índia,pimenta, entre outros. • Eram utilizados por pessoas ricas e serviam para temperar ou conservar os alimentos. • Esses produtos vinham da Índia (continente asiático), e eram controlados por cidades italianas ( Constantinopla,uma delas), revendendo os produtos a outras regiões. • O interesse pelo comércio de especiarias trazidas da Índia, foi um dos fatores que colaboraram a busca de novos caminhos alternativos . 2. Características da Formação de Portugal: • No século IX, Afonso I, rei de Leão e Castela( Espanha), criou o Condado de Portucale. • O genro do rei de Leão de Castela, Henrique de Borgonha , criou a partir desse Condado , um reino independente Portugal, em 1139. • Para evitar que o reino Português, caísse nas mãos de um rei estrangeiro, a burguesia portuguesa apoiava D. João para futuramente comandar Portugal. • Portugal foi o primeiro país a organizar viagens pelo Oceano Atlântico no século XIV. 3. A Sociedade Portuguesa: • Portugal possuía uma forte burguesia e uma nobreza querendo ampliar seus negócios. A partir de 1441, trouxeram os escravos da África. Muitos pescadores, artesãos e pequenos comerciantes, estavam envolvidos nos trabalhos de navegação. • Havia uma forte desigualdade social em Portugal. • A igreja Católica exercia muita influência religiosa perante a sociedade. As pessoas que renegasse Deus ou a Virgem Maria poderia ser punido com 20 chibatadas e ter a língua furada com uma agulha. • Os judeus e muçulmanos eram proibidos ter algum tipo de acesso ou relacionamento com os cristãos. • Os muçulmanos eram grandes artesãos, arquitetos e agricultores. Já os judeus tinham um bom desempenho comercial. • Portanto os cristãos de Portugal, desconfiavam desses grupos de pessoas. • Muitos muçulmanos e judeus, foram obrigados a aceitar o catolicismo. Tornando-se Cristãos-Novos; sendo assim não eram mais acusados de hereges. • Muitos Cristãos-Novos sofreram perseguições e muitos condenados à morte no Tribunal de Inquisição. 4. A Importância das Navegações: • Portugal, também estava interessada nas terras da África. Ceuta era uma importante cidade comercial da África. • Conquistar uma cidade da África, traria muito benefício a igreja católica. • O ataque à Ceuta pelos portugueses foi muito cruel, milhares de pessoas morreram, entre crianças e mulheres. • Os projetos para avançar nas navegações e nas conquistas de mais terras entre os portugueses aumentavam cada dia mais. • O objetivo era aumentar metais preciosos ( ouro e prata), para fazer moedas. • Cartógrafos, navegadores experientes, construtores de instrumentos de navegação se reuniam para trocar informações de navegação , em uma escola, “Escola de Sagres”. • Apesar dos avanços, era muito difícil a navegação, os barcos naufragavam. As Caravelas tinham aproximadamente 20 metros e pesava 20 toneladas . • Posteriormente, as Naus, barcos maiores, também foram usadas. • Mas a navegação era muito difícil, os mares ofereciam perigos, por causa das tempestades, muitos dias navegando, doenças, fome, sede, entre muitas outras coisas. 5. O Cotidiano das Viagens Marítimas: • Era necessário ter muita coragem para navegar. A ambição por riquezas faziam enfrentar seus medos reais ou imaginários. • Eles acreditavam plenamente que a terra era plana, portanto o risco de caírem no abismo era grande. • H avia crenças de grandes monstros oceânicos, polvos gigantes, que poderiam abocanhar toda a embarcação. • Acreditavam em sereias, que encantavam os marujos, fazendo-os a se lançarem ao mar. Tinham pedras que atraía os navios para o fundo do mar. • Muitas dessas lendas eram retratadas por desenhos e divulgadas por toda a Europa. • Essas lendas foram sendo superadas, a partir das viagens realizadas. • Mas, perigos reais aconteciam com muita freqüência. • Uma frota poderia ter várias caravelas ou naus. A liderança do navio era pelo capitão-mor , era responsável por todas as decisões. • Cada embarcação tinha um capitão que junto com o piloto determinava o rumo a ser seguido. • Os marinheiros orientavam as atividades dos mais jovens e os demais marinheiros faziam as atividades gerais dos barcos , com: cozinhar, cuidar das velas, transportar materiais etc. • Crianças e jovens participavam das caravelas ( os grumetes), meninos entre 10 e 15 anos, faziam serviços gerais, como: lavar os convés, avisar os horários, servir os marinheiros, etc. Eram meninos órfãos ou de famílias pobres de Portugal. • As crianças eram as mais frágeis e principais vítimas das doenças, passavam mal pois não aguentavam passar fome e sede, eram maltratados pelos mais velhos. • A água era mal armazenada, em barris precários, ficando imprópria para beber. Os alimentos estragavam por passar vários dias, sem estar bem protegido, e também faltavam, por não saberem quanto tempo duraria a viagem. • Os alimentos constantemente eram comidos parcialmente por ratos e baratas, mas como a fome eram intensa, comiam assim mesmo e até comiam os ratos que estavam nos barcos. • Muitas doenças ( o escorbuto- falta de vitamina C ), proliferavam nos barcos. Essa doença causava hemorragia nas gengivas, e os dentes poderiam cair; frutas e verduras( alimentação rica em vitamina C ) não estavam presentes na alimentação . 6. Principais Viagens Marítimas Portuguesas: • Após conquistarem Ceuta, os portugueses continuaram com seus planos de conquistas. • Atravessaram o litoral africano, pois o desafio era alcançar o Cabo do Bojador, era uma região de difícil acesso, pois os ventos eram muito fortes. • Depois de várias tentativas, o comandante Gil Eanes atravessou o Bojador; isso incentivava cada vez mais enfrentar as dificuldades do mar. • O auge da expansão portuguesa foi comandado por Vasco da Gama, que finalmente contornou toda África. • Quando retornou a Portugal, foi recebido com honrarias pelo feito realizado. • Agora então as viagens a África estavam muito mais fáceis, e as especiarias lhes renderiam muito dinheiro. Agora então tiveram contato com culturas muito diferentes. 7. A Viagem de Pedro Álvares Cabral: • Agora, como rei de Portugal, D. Manuel, promoveu uma nova expedição sob a liderança de Pedro Álvares Cabral, com 13 navios ( 10 naus e 3 caravelas); mais ou menos 1.500 homens, marinheiros, padres, cartógrafos, escrivães( Pero Vaz de Caminha). • A missão era chegar em Calicute( Índia), para aumentar seus negócios com as especiarias. • Outra intenção também se cogitava, conferir exatamente as terras de Portugal a partir do acordo feito entre Espanha e Portugal, o Tratado de Tordesilhas. Esse acordo dividia as terras encontradas entre eles. • Viajando pelo Oceano Atlântico, avistaram um monte que deram o nome de Pascoal (a páscoa estava próxima), no dia 22 de abril; litoral brasileiro. • Cabral chegou a Calicute, mas houve muitas perdas, como: naufrágios, incêndios, mortes, doenças etc; retornando a Portugal das 13 embarcações, apenas 6, mas com muitas especiarias. • 8. A Carta de Pero Vaz de Caminha: • Pero Vaz de Caminha mandou uma carta ao rei de Portugal D. Manoel, dizendo sobre os contatos de portugueses e índios tupiniquins, sobre o fato de viverem nus, a troca de produtos que encantavam os índios e vice-versa. • A primeira missa no Brasil foi celebrada no dia 26 de abril. Os índios assistiram curiosos . Os portugueses ficaram encantados com a natureza protegida pelos índios, parecendo um paraíso. • Esse contato amistoso com os índios, infelizmente não continuaram assim, quando dominaram suas terras a força.

A Origem dos Gregos - 6º ano – Cap: 8

A Origem dos Gregos - 6º ano – Cap: 8 1. Lendas e mitos: • Atualmente fazemos a busca pelo passado, através de fontes históricas, podendo ser variadas, como documentos escritos, imagens , objetos, relatos orais, fósseis, enfim milhares de coisas. • No passado, não era feito assim, se criavam explicações, fantasias, histórias, mitos, lendas, o povo usava livremente o recurso da fantasia. Lenda do Minotauro: Começa com a história da uma mistura de homem e um touro. Morava em um labirinto, onde todos que entravam não conseguiam sair, porque eram devorados por esse monstro , ou porque não encontravam a saída. - Rei da Ilha de Creta = Minos, casado com a rainha Pasífase. Por causa de uma maldição, apaixonou-se pelo touro branco, nasceu o Minotauro. O rei mandou construir um labirinto debaixo do castelo Cnossos e lá colocou o Minotauro. Um jovem ateniense (Teseu), apaixonou-se por Ariadne ( filha do rei minos), que lhe deu uma espada e um novelo de linha, para desenrolar pelo caminho até encontrar o Minotauro. Matou o Minotauro com a espada, enrolou o novelo e conseguiu sair do labirinto, tornando-se o rei da cidade. • Uma parte dessa lenda é verdade: - a cidade de Cnossos realmente existiu. - Você pode visitar as ruínas do palácio até hoje. - Atenas é a atual capital da Grécia. 2. A Ilha de Creta: • A sociedade minóica ( Grécia), estavam bem posicionada em relação a navegação, que ocorria no Mar Egeu. Suas terras eram bem férteis e muito grande. • Eles vieram após os fenícios, que dominavam o comércio do mar, exportando os produtos fabricados na Ilha. Ex: vasos de cerâmica e bronze. • A construção naval era muito desenvolvida , retiravam a madeira da própria ilha. • As atividades navais cretenses era chamada de Talassocracia, quer dizer “predomínio do mar”. • As atividades agrícolas era muito importante : Ex: frutas, cereais, trigo, cevada, oliveiras, azeite e vinhos. 3. Do início ao declínio de Creta: • Os antigos habitantes da ilha se organizaram em pequenas comunidades, que mais tarde formaram as primeiras cidades da ilha de Creta. • No século XVIII a.C. alguns historiadores dizem: • um evento causou a destruição da ilha , talvez uma catástrofe natural (terremoto). • A fase de reconstrução da ilha foi no reinado do rei Minos, onde a ilha de Creta chegou ao máximo do seu desenvolvimento. • Próximo ao século XV a. C. a cidade de Cnossos foi dominada pelos habitantes da região da Península Balcânica( cidade de Micenas). 4. Um Pouco da Cultura Cretense: • Os conhecedores da arte da metalurgia, trabalhavam com metais nobres. Os trabalhos eram feitos em metal, cerâmica. Com materiais de ouro, prata, bronze, cobre, chumbo e estanho. • Arquitetura cretense era magnífica, com palácios enormes, repletos de cômodos e com 3 andares, parecendo até um labirinto. • Os cretenses eram politeístas, adoravam muitas divindades a animais. • o touro simbolizava a força masculina. • a Grande-mãe era a principal deusa. • Era adorada como aquela que mantinha a fertilidade das terras dessa ilha. (agricultura). • Outra característica da religiosidade foi que a mulher era responsável por algumas atividades religiosas, dando muito prestígio à elas; porque geralmente era comandada por homens. • A cultura cretense colaborou para a Grécia características que influenciaram até em nossos dias. 5. Os Primeiros Gregos ( Micênicos): • Muitos povos também habitavam na ilha de Creta, os Pelasgos. Conviviam pacificamente com todos. • Os povos que realmente deram origem aos gregos foram: aqueus , eólios, jônios e dórios. • Os aqueus chegaram no século XX a. C. • Os eólios e jônios por volta do século XVII a. C. • Os dórios no século XII a. C. • A partir da invasão dos aqueus até a invasão dos dórios , chamamos de Período Homérico = formação das comunidades rurais diferenciadas . Logo após veio o Período Arcaico 6. Um Pouco de Geografia Grega: ocorre o fortalecimento das cidades-estados. • A geografia da Grécia , favoreceu a divisão em 3 partes desse território. • A parte Continental = muitas montanhas . • A parte Peninsular = um litoral com poucas praias. • A parte Insular = numerosas ilhas ao redor. • Isso favoreceu o isolamento das comunidades, suas terras não eram férteis e o clima muito seco , portanto ocorreram muitas disputas. 7. As origens da Sociedade Grega: • As cidades que surgiram no Período Homérico foi: Argos, Tirinto, micenas, Pilo, urbanização simples ; mais tarde surgiram Atenas e Esparta. Em 1200 a. C. veio a invasão dos dórios, povos muito violentos com qualquer um que entrassem em contato com eles estados. • As comunidades urbanas fugiram para as áreas rurais mais afastadas ou até fora do território grego. Isso deu origem a Primeira Diáspora Grega. ( o espalhamento dos gregos). • Nesse Período Homérico surgiram poetas famosíssimos , como Homero com a Ilíada = guerra de Tróia e a Odisséia = aventuras do herói Ulisses. 8. A Grécia do Poeta Homero : • O abandono das cidades para o campo, deu à formação de comunidades bem diferenciadas. Eram organizadas em relação ao parentesco entre seus membros. • Geno , comunidade familiar básica , eram descendentes de um ancestral comum( pater-família), função de chefe, sempre o mais velho da comunidade; que tinha a função de juiz, líder religioso e administrativo. • Tudo o que se produzia era dividido para seu próprio sustento. A economia era baseada na agricultura e na criação de ovelhas. • Geralmente não se percebia diferenciação entre os habitantes. O que diferenciavam eram as decisões tomadas pelo pater-família. Com o tempo as comunidades foram crescendo demais, provocando a falta de terras. • Os parentes mais distantes, foram obrigados a saírem em busca de terras para seu sustento; chamamos isso de Segunda Diáspora grega, causada pelo aumento demográfico dos genos (comunidades). 9. Uma Revolução: • O mediterrâneo se tornou palco de muitas disputas dos povos. • Foi uma época de aventuras e descobertas. • Foi um grande aumento do comércio entre as regiões vizinhas, através do Mar Mediterrâneo. • Novos hábitos foram introduzidos e adaptados às suas necessidades locais. Como: o uso do azeite, do vinho, o artesanato de luxo, as armas de ferro, os instrumentos cotidianos se expandiram as regiões vizinhas ou próximas ao mar.