terça-feira, 26 de abril de 2016


Respostas das atividades do cap: 6 – O Maior Golpe Contra o Absolutismo Francês – 8º ano.

 

Pág: 95.

1.       - Os alimentos escassos, portanto os preços subiam e o clima não ajudava.

- A má liderança absolutista, portanto o povo sofria, pagando alto impostos.

- A concorrência dos produtos ingleses prejudicando o comércio francês.

- O clero e a nobreza isentos de pagar impostos.

- Grande diferença das classes sociais.

- Muitas revoltas se tornavam mais frequentes.

      Pág: 96.

2.       Após a queda da Bastilha, os revolucionários reunidos na Assembleia Constituinte estabeleceram o fim dos resquícios   econômicos feudais. A ordem política, econômica e social também foi reorganizada.  No dia 14 de julho, foi feita a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão , que foram exaltados os ideais revolucionários, baseados na Liberdade, na Igualdade e na Fraternidade.

 

3.       A subida dos jacobinos ao poder  e, de modo especial, dos montanheses, conduziu a Revolução Francesa a sua fase mais radical, o Período do Terror. Foi uma verdadeira ditadura em que não havia liberdade alguma para aqueles considerados “ traidores da causa revolucionária”. Milhares de pessoas foram presas e executadas, ainda que não houvesse provas suficientes contra elas, exatamente como ocorria durante o reinado do poder absoluto dos reis.

 

4.       Nessa fase, houve corrupção de vários diretores, trocados constantemente, ficou muito famosa. Os questionamentos da oposição cresciam continuamente, deixando o governo cada vez mais certo de que sua força chegava ao fim. Um jovem oficial do exército francês se destacava na luta da França contra as ameaças de intervenção das monarquias absolutistas vizinhas. A burguesia francesa passou a ver nele  (Napoleão Bonaparte), a esperança de manutenção das suas conquistas. No dia 9 de novembro de 1799, Napoleão Bonaparte foi elevado ao poder através do Golpe do 18 de Brumário.

 

Pág: 97.

A divisão da sociedade francesa, e o fato de o Primeiro e Segundo Estados viveram dos impostos cobrados do Terceiro Estado.

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Respostas  das Atividades do cap: 5 – Dos Estados Unidos à Quase Desunião dos Estados – 8º ano.

Pág: 79.

1.       -Com o aumento de alguns  tributos  sobre os colonos .

- Leis mais rígidas sobre os colonos.

-Endurecimento da fiscalização para garantir o cumprimento das leis.

- Aumento de tarifas alfandegárias.

 

2.       – A descoberta de ouro na Califórnia.

- A tomada de terras dos índios.

- O incentivo governamental.

- A construção de ferrovias.

- A chegada de muitos imigrantes europeus.

Pág: 80

3.       As diferenças entre o norte e Sul dos Estados Unidos, em relação a questões econômicas e a escravidão, que durou de 1861 a 1865. O Norte mais industriário e menos agrícola queria um trabalho assalariado e não escravo, favorecendo o crescimento do mercado interno. O Sul voltado a agricultura para o mercado europeu, exportação. A mão de obra era escrava e se interessavam em baixas tarifas alfandegárias, para o comércio internacional.

 

4.       O fim da guerra gerou um forte e violento sentimento racista no Sul que  persiste ainda hoje. Uma organização racista foi formada nos Estados Unidos, Ku Klux Klan  (KKK), logo após o final da Guerra de Secessão , que promoveu inúmeros assassinatos de negros. Infelizmente ainda existem pessoas que se identificam com essas ideias e de vez enquanto acontecem barbaridades com os negros.

Pág: 81.

1.       Representam os chamados “ pioneiros” do Oeste. São homens brancos, que levam a locomotiva e a eletricidade.

2.       Povos indígenas.

Pág: 82.

3.       No lado direito, o tempo está claro, radiante , representando a luz da “ civilização”. No lado esquerdo, o tempo está chuvoso e escuro, representando as trevas do “ atraso”.

4.       Mostra a liberdade em direção ao Oeste, justificando assim a dominação das terras indígenas. Uma visão preconceituosa, que coloca o branco do Leste como “ civilizador” do Oeste.

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Respostas das atividades do cap: 8 – O Mundo em Guerra pela Segunda Vez – 9º ano.

Pág: 140.

1.       A) O  primeiro conflito (guerra), não solucionou os atritos entre as nações que se intensificaram ainda mais. As nações em conflitos nas duas guerras pouco se diferenciaram, e a questão política e econômica foram fundamentais nos dois momentos. De acordo com o historiador Hobsbawm, as duas grandes guerras foram partes de um mesmo conflito, começando em 1914 e terminando em 1945.

             B) Marc Ferro, vários fatores diferenciam as duas grandes guerras. O apoio ou não das massas, as ideologias presentes, as capacidades bélicas, o totalitarismo e a violência exercida, entre outras.  Ferro defende uma abordagem voltada às peculiaridades dos dois conflitos, o que não permitiria encaixá-los em um só momento histórico.

Pág: 141.

2.       Franceses e ingleses, no período entre guerras, procuraram reconstruir tudo o que foi destruído durante a Primeira Guerra. As cicatrizes do conflito ainda estavam abertas e a nenhum dos dois países interessava um novo conflito. Assim, os grandes “ vencedores”, da Primeira Guerra procuraram evitar a Segunda a todo custo, desenvolvendo  o que veio a ser conhecido como “ Política de Apaziguamento”, que redundou no encorajamento de Hitler para caminhar em direção a um segundo conflito.

 

3.       A Batalha de Stalingrado promoveu a morte de quase dois milhões de pessoas, entre civis e militares. Foi a primeira vez que o exército alemão foi barrado. A partir daí, a Alemanha entrava em declínio. As tropas soviéticas partiram em perseguição aos alemães.  O ponto final  desse movimento foi a cidade de Berlim, com a definitiva derrota  alemã. O ataque japonês à base de Pearl Harbor  promoveu a entrada efetiva dos Estados Unidos na guerra.  Cinco dias depois  do ataque e após ampla divulgação na mídia  e com aprovação popular, o governo dos Estados Unidos declara guerra ao Japão , à Alemanha e à Itália. A maior máquina de  Guerra do mundo mudou os rumos do conflito.

 

4.       Os Estadunidenses  argumentam que o uso dessa arma se fez necessário, pois a resistência japonesa a um ataque convencional levaria à morte de um número muito grande de combatentes, tanto do lado japonês como do aliado. A bomba atômica, promoveria a morte de um número muito menor de japoneses  .  Na organização do mundo  pós-guerra,, aqueles que possuíssem  essa  arma estariam entre as principais  lideranças mundiais. 

Pág: 142

5.       À ofensiva soviética depois da Batalha ...

6.       Alemanha, Itália e Japão.

7.       Rússia.

 

 

Pág: 143.

8.       Vários fatores, porém, o que mais se destaca foi a aplicação da Guerra Relâmpago ((Blitzkrieg)  . Esse novo conceito de combate consistia na tomada de extensas áreas territoriais o mais rápido possível, não permitindo ao inimigo disponibilidade de tempo para organizar uma defesa efetiva. Dessa forma, de maneira inesperada a rápida, as forças alemãs puderam conquistar imensas áreas territoriais, permitindo o contorno da Linha Maginot e obrigando a retirada às pressas das folgas aliadas ( Retirada de Dunquerque).

 

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Respostas das atividades do cap:6 – Crise e totalitarismo nos Anos 1920 e 1930 – 9º ano.

Pág: 102.

1.       - O crescimento econômico dos Estados Unidos no pós-guerra.

- Muita procura por  investimentos em ações.

- A grande superprodução e pouco consumo.

- A desvalorização das ações e o corre-corre de por à venda.

- O grande desemprego crescendo cada dia mais.

- Isso levou a quebra( crack) da Bolsa de valores de Nova York, em outubro de 1929.

2. Roosevelt lançou um plano “ New Deal ( Novo Acordo)”, que destinou quatro bilhões de dólares para a execução de obras públicas, que criaram milhões de empregos. Muitas outras medidas foram tomadas etc. Para o setor agrícola foram dados estímulos em dinheiro para que reduzissem a produção, para diminuir a oferta dos produtos e melhorar os preços.

Pág: 103.

3.Os regimes totalitários eram antidemocráticos , anticomunistas, nacionalistas e militaristas. A guerra era uma demonstração de poder e os exércitos eram bastante valorizados. Os regimes totalitários era de um forte idealismo, que valorizava a força, o heroísmo e a dedicação à pátria. Os interesses individuais deveriam se submeter aos interesses do Estado  personificado na figura de um grande líder.

4. Enfatizando formas geométricas para representar seres que explodem , gritam, choram...

Pág: 104.

1.       Hitler queria construir uma nova Alemanha, pois julgava ser melhor e superior que outros países.  A ideologia do nazismo era o racismo e o antissemitismo .  Os nazistas acreditavam que havia uma luta pela sobrevivência, e a raça mais forte estava destinada a vencer, uma raça pura, “ariana.” Essas ideias se contrapõem às atuais noções de direitos humanos, que pregam a igualdade de todos e o direito à vida.

 

2.       Sociedade militarista, antissemitismo e racismo.

 

Pág: 105.

Sempre centralizar a figura de Hitler, a mobilização de multidões, a transmissão da ideia de disciplina e ordem, a importância da simbologia  nazista, como a suástica, entre outras.

Pág: 107.

Não se pode utilizar o passado para justificar preconceitos na atualidade. Deve-se abrir espaço para o respeito e a tolerância.

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