quinta-feira, 2 de junho de 2016

Correção das questões do Cap: 7 – O Brasil nos Anos de 1930 e 1940.


1. A Constituição de 1891, foi anulada e algumas medidas radicais foram tomadas , como afastamento dos governadores de Estado, por interventores ( tenentes), que garantiam controle em várias regiões do país. Vargas fechou a Câmara , o Senado, as Câmaras municipais e assembleias legislativas dos estados. Criou o Ministério da Trabalho, indústria e comércio e o salário- mínimo.
2. Enter 1931 e 1932, muitas tensões e instabilidades marcaram o governo de Vargas contra os paulistas que não concordavam com essa política. Os interventores deixavam os paulistas insatisfeitos, queriam uma nova constituição. Assim, a Revolução Constitucionalista foi um movimento que propunha um levante armado para derrubar Vargas ou cobrar uma nova Constituição.
3. A AIB – fundada por Plínio Salgado, em 1932, e sua ação era contra os comunistas. Em um período de viagem, conheceu o fascismo e imaginou para o Brasil. Era favor de um governo centralizador, enfatizando obediência aos superiores, sendo ele mesmo a liderança máxima.
Já a ANL – foi fundada em março de 1935, eram forças de esquerda. Eles atuavam com veemência contra os integralistas e propunha mudanças como a suspensão da dívida externa, nacionalização de empresas estrangeiras e reforma agrária. A ANL estava ligada a orientações vindas de Moscou, por meio do PCB.
4. Na Constituição de 1934- o mandato presidencial era de 4 anos, sem direito de reeleição. O voto era obrigatório, secreto e direto, incluindo as mulheres. Uma constituição mais democrática.
A Constituição de 1937- o governo passa a governar por decretos-leis, depois de um tempo o congresso passa a ser fechado novamente. Muitos governadores foram trocados novamente, o mandato presidencial passou a ser de 6 anos. Manteve as leis trabalhistas, mas não aceitava nenhum tipo de greve.
5. Em 1936 foi decretado estado de guerra, dando mais poderes ao presidente. Pela constituição deveria acontecer eleições em 1938, mas no segundo semestre de 1937, foi dado um golpe: o chamado Plano Cohen, um documento feito pelo capitão integralista, que teve objetivo de simular uma tomada de poder pelos comunistas, por meio de uma revolução. Em setembro de 1937 o conteúdo desse documento foi divulgado pela rádio, jornal. Isso foi um pretexto para o golpe de Estado.
6. aproximação com os EUA.
7. a luta das mulheres brasileiras pelo direito...
8. Para cuidar da censura e propaganda, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Os meios de comunicação e arte foram cerceados: cinema, rádio, teatro, jornais, literatura, etc. Além disso, a entrada de publicações no país passou a ser bastante controlada.
9. serviu de pretexto para o golpe de Estado...
10. objetivou o controle do proletariado...
Pág: 124.
Um discurso nacionalista, presente desde a educação básica, a moralidade construído pelo discurso do Estado, a valorização do trabalho e o controle do tempo, entre outras coisas.  Enfim, o DIP atuava para construção de uma imagem positiva de Vargas e do regime.