segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Correção das questões do Cap: 10 – Família Real na Colônia – 8º ano. 1. Com o governo de napoleão Bonaparte na França, afetou vários países europeus. Com o Bloqueio Continental, que pretendia barrar o comércio da Inglaterra, proibindo os países da Europa de abrirem seus portos, comércio aos ingleses. Aqueles que não cumpriram foram invadidos pelos franceses. Napoleão decretou a invasão à Portugal, levando a família real, a corte e alguns da nobreza fugirem para a sua maior colônia, o Brasil. 2. Em janeiro de 1808, foi decretada por D. João a abertura dos Portos Brasileiros ao comércio internacional, que extinguiu o regime do monopólio do comércio colonial. Outra mudança foi o Tratado de Comércio e Navegação entre Portugal e a Inglaterra, facilitando entrada de produtos ingleses no Brasil; outra mudança foi o Tratado de Amizade e Aliança, um acordo entre Portugal e Inglaterra de viverem em paz. 3. - Por ser colônia de Portugal, a cidade do Rio recebeu muitos políticos, homens de negócio de vários lugares. – Havia uma população pobre, vinda de outras regiões, buscando oportunidades. – A cultura e as artes tiveram grandes mudanças, com a introdução de novos hábitos de consumo. A população rica seguia os padrões europeus de comportamentos, como frequentar teatros, utilizar garfo e faca, vestir-se com roupas luxuosas e usar joias. 4. - As Cortes começaram a pressionar o príncipe-regente para que retornasse a Portugal . - Muitos brasileiros queriam que D. Pedro ficasse e declarasse a independência do Brasil e não deixar acontecer a recolonização. - D. Pedro organizou o Ministério formado por brasileiros simpatizantes a permanência dele no Brasil. - Em 1822, foi decretado o Cumpra-se, por meio do qual todas as leis só deveriam ser cumpridas, se D. Pedro aprovasse. Pág: 160 5. Revolução Pernambucana. 6. o Banco do Brasil. 7. Um dos fatores que favoreceram a independência a ... Pág: 162 1. Pessoal. 2. Pessoal. 3. São imagens comemorativas que idealizam “ heróis”, por meio da arte. São produzidas a muito tempo depois dos fatos acontecerem. É a característica de muitos artistas do século XIX, período marcado pela formação de Estados Nacionais ou consolidação do nacionalismo. 4. O quadro do artista francês apresenta a ideia de uma participação popular na independência. Pág: 165 2. Privado. Uma carta destinada a seu pai, o rei de Portugal, rompendo com Portugal. 3. Eu não tenho outro modo... 4.Opiniões negativas. 5. D. Pedro diz que não se calará diante das arbitrariedades das Cortes de Portugal.
Questões do Cap: 9 – Os Tempos da Guerra Fria – 9º ano.



1. A ONU está ligada à ideia de que grandes problemas mundiais, como guerra, criminalidade, fome, consumo de drogas, tentar manter a paz, entre outros, podem ser combatidos por meio da cooperação entre os países. Deve ser independente. Um espaço que muitas vezes reflete as contradições das relações internacionais, com a preponderância das grandes potências.
2. O governo dos EUA para conseguir aliados entendeu que seria necessário um grande auxílio econômico aos países europeus devastados pela 2ª guerra, estabelecendo o sistema capitalista entre os países aliados. Foi o Plano Marshall. Os soviéticos em 1949, estabeleceram o COMECON – que também visava à cooperação entre os países comunistas.
3. As tensões entre os EUA e a URSS motivaram o grande crescimento das pesquisas e ações nessas áreas ( espaciais e nucleares).
4. Houve conflitos armados de grande proporção, ligados à disputa por áreas de influência socialistas e capitalistas, que levaram à morte milhões de pessoas. Essas guerras ocorreram por questões de alcance internacional e por disputas no interior dos países envolvidos.
5. O ano de 1968 representou o auge dos movimentos de contestação no interior das sociedades capitalistas e comunistas. Os principais envolvidos foram os jovens, que buscavam alternativas às regras colocadas pela sociedade e aos conflitos ideológicos e políticos da Guerra Fria.
6. alteração do poder político mundial...
7. constante confronto das duas superpotência...
Pág: 165.
1. Luther King foi a mais importante voz pela defesa dos direitos dos negros e pela constituição de uma sociedade pluriétnica e verdadeiramente democrática nos EUA. Ele pregava a não violência, a resistência pacífica e a desobediência civil. No dia 04 de abril de 1968, em um hotel em Memphis( Tennessee) Luther king foi assassinado.
2. Não. Desde o fim da década de 1950, as tentativas de acabar com a separação racial nas escolas, foram fortemente repelidas por parte da população branca e pelas autoridades sulistas. Essa atitude resistente levou a liderança do movimento negro a radicalizar suas posições, pois entendiam que apenas assim aconteceriam efetivas mudanças.
3. pessoal.