segunda-feira, 15 de março de 2010

Atividades para os alunos do 9º Ano.

" Rousseau : a propriedade como fonte de desigualdade"

Jean-Jacques Rousseau diferenciou-se entre os iluministas por ter formulado propostas bem mais radicais de transformação social. O texto a seguir, extraído de sua obra Discurso sobre a origem e os Fundamentos das Desigualdades entre os homens, demonstra sua preocupação e suas críticas em relação à desigualdade social do ponto de vista econômico.
" O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que[...] tivesse gritado a seus semelhantes: `Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!´[...] Desde o instante em que um homem sentiu necessidade do socorro de outro, desde que se percebeu ser útil a um só contar previsões para os dois, desapareceu a igualdade, introduziu-se a propriedade, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas se transformaram em campos aprazíveis que se impôs regar com o suor dos homens e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinarem e crescerem com as colheitas." ( Rousseau, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 87 e 94).

Explorando o Documento:

1. Para Rousseau, quais as consequências do estabelecimento da propriedade privada da terra ?
2. Rousseau concorda com a existência da propriedade da terra ? Que trechos do documento podem levar a essa conclusão ?
3. Pensando nos dias atuais, você concorda ou discorda dessas ideias de Rousseau ?

30 comentários:

Larissinha disse...

Oi professora! Essas respostas são da Larissa Fernanda, Nº 17...

1- Crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores

2- Não, pois ele diz que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém.

3- Eu concordo com as idéias de Russeal, pois se todos os lugares pertencessem a todos, não havería desigualdade. Mas considerando os dias atuais, se todos os lugares pertencessem a todos haveria um caos total, pois as pessoas não se respeitam mais umas ás outras.

giovanni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
giovanni disse...

1)As propriedades levão as consequencias tipo: Assasinatos, crimes, guerras e miserias!

2)a-Não
b- "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!"
3) Eu acho q concordo , pois DEVERIA existir privacidade e respeitar o lar ou terra de cada um ! oq hoje em dia e raro de se ver!

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana disse...

1. As conseqüências são guerras, assassinatos, miséria e outros horrores.

2. Não. "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém."

3. Eu discordo, pois se as propriedades não pertencessem a ninguém, haveria mais desavenças ainda na sociedade por esse motivo.

Unknown disse...

Respostas:
1-As conseqüências seriam guerras, brigas, discórdias...

2-Não, “Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!”

3-Se as propriedades não tivessem donos, todos iriam querer ser donos, e então teriam muitas brigas entre as pessoas.
Por isso eu discordo com a idéia de Rousseau.

Matheus V Macegoza

Larissa Siqueira disse...

Larissa Siq. nº16 :D

1-Crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores.
2- Não.Ele disse que a Terra não pertence a ninguém.
3-Discordo. se todos fossem donos de tudo,haveria mais guerras ainda pois um iria querer mandar mais que o outro nos pedaços de terra.

Unknown disse...

1) As conseqüências são guerras, assassinatos, miséria, crimes e horrores.

2) Não, porque ele diz "...os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém."

3) Eu discordo das ideias de Russeal, porque se a terra não pertence a ninguem, é mais um motivo pra brigas, pois todo mundo vai quere ser o dono, e com a falta de respeito das pessoas, isso só tem a piorar.

Unknown disse...

1-São guerras, assassinatos, miséria e outros horrores.

2. Não, "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém."

3-Ah, eu discordo das idéias de Russeal, pois se não tivesse donos de propriedades todos queriam ser, e daí era um motivo de muitas brigas e guerras.!

Kemily Costa disse...

1- São crimes, guerras, misérias, assassinatos, horrores, etc ...

2- Não. "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!"

3- Eu discordo, não iria dar muito certo, se todos fossem donos e tivessem o mesmo direito em uma certa propriedade, isso ia causar muitas brigas e conflitos.

Gustavoo Cruz disse...

Oi Professora!

1- Guerras, Crimesm assasinatos, misserias e outros horrores.

2-Não. “Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!”

3-Discordo, por que se todas as posses tivessem em mãos de muita gente, haveria ainda + desigualdade.

Unknown disse...

1- Crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores

2)a-Não
b- "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém

3. Eu discordo, pois se as propriedades não pertencessem a ninguém, haveria mais desavenças ainda na sociedade por esse motivo

Unknown disse...

Suellen Stephany 9° ano

1- crimes, guerras, miserias, assassinatos, horrores.

2- nao, defendei-vos desse impostor estarei perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertecem a ninguém.

3- não, pois se as propiedades nao fossem privadas viveríamos em constantes desavenças pelo poder dessas propiedades.

PEDRO disse...

Pedro Mazo - Numero 29

1)são : crimes, guerras, assassinatos, miserias e horrores.

2)ele nao concorda
trecho: "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!"

3)eu discordo porque se todos fossem dono de tudo haveria muita confusão, brigas, guerras, e por ai vai...

Matheus R. Cardoso disse...

1- Crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores

2- Não, pois ele diz que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém.

3-Em partes sim em partes nao,pois poderia haver caos p/ ver quem madava mais,por outro lado poderia nao haver desigualdade

Matheus Rosalis Cardoso

julia bustamante disse...

julia - 13 (9º ano)
Oi profª!
1- crimes, guerras , assasinatos , horrores e miséria.
2- Rousseau não concorda,"Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!"
3-Eu concordo e descordo de Rousseau, pois se todos lugares fossem de todos não haveria muita desigualdade entre as pessoas, porem se tudo fosse de todos haveria muitas brigas e desavenças, pois todos iriam querer mandar.

Gabi**** disse...

Gabrielle nº 07

1-> Crimes, guerras, misérias assassinatos e vários outros horrores.

2-> Não.
'Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!'

3-> Eu discordo porque na teoria é uma coisa, mas na prática é diferente. Existe o fator ganância que é uma característica do ser humano, que está sempre a procura de obter lucro. Então seria impossivel que as propriedades não fossem particulares.

Anni disse...

Oi professora, boa noite!É a Anni Karolinne,nº01.

1-Para Rousseau as consequências do estabelecimento da propriedade privada da terra eram crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores,pois,com a origem do capital houve um considerável aumento da propriedade privada e dos bens econômicos.

2-Não, ele não concorda.Pois ele cita:`Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!´A propriedade da terra gera divisão social e econõmica entre os homens.

3-Concordo, pois se as ideias ainda prevalescessem, não haveria divisão social,nem movimentos como por exemplo o MST-MOVIMENTO SEM-TERRA.

Beijos professora!!!
Anni K.,Nº01.

Unknown disse...

Oiee Professora é a Gaby Paris

1- 1- São crimes, guerras, misérias, assassinatos etc...

2-Não, “Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!”

3- Discordo pois não ia dar mto certoo.

Unknown disse...

Tia Eidi! =P
Tá aqui ó:

1 - Crimes, guerras, assassinatos, horrores e misérias.
2 - Não, porque ele fala assim:
"Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém."
3 - Ah, tudo depende do ponto de vista, eu, Rute, acho que o cara nem falou coisa com coisa não. Porque se o amigo lá, quis cercar o terreno e dizer que é dele, ta bom, que ele seja feliz assim, com o terreninho só dele. E outra que, para mim, cada um tem o que merece. Se a pessoa trabalha, e se esforça, ela tem que ter mais coisas do que a pessoa mais folgada que nem faz nada. =D

Proonto, é isso!
Beeeijos Tia xD
"Rute Lopes Santiago, nº34, se encontra offline"

Diego disse...

1.guerras, assassinatos, miséria e horrores.

2. Não."...os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém."

3. eu discordo porque se todos fossem donos de tudo iria ter muita confusão, brigas, guerras, etc...

DIEGO N°5

Nathalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayra Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayra Carolina disse...

Oie Tia :D

1)As consequências são os crimes, guerras, assassinatos, horrores e misérias.

2) Não, ela diz que :
"Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém." :D

3)Ah ,eu descordo , pois se as propriedades não tivesem donos , as pessoas iriam brigar , e todos iriam querer toma-las ..
Então as brigas seriam mais fortes .. por isso eu descordo com o mané aii ;D kk !


beiijookaas ;D

Rayra Carolina n°32
Bom final de semana Tia .. e à todos :D

amo vocês ;D

.๋•¤→JéëH™←¤•๋. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.๋•¤→JéëH™←¤•๋. disse...

Aluna prendada: Jéssica Talita Dos Santos !
- Titia Eide, como sou uma menina muuiito estudiosa eu fiz ! :D

1 - crimes, assasinatos, horrores e miserias.

2 - ele não concorda. Por que á um trecho que ele diz assim: "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém! "

3 - Eu concordo, e descordo. Concordo porque se todos os lugares fossem de todos, todos teriam lugares pra morar e tudo mais . Mais se não haver um dono, todos brigariam por terras, tendo guerras e tudo mais ! Eu acho que se as terras fossem de todos viraria uma "varsa" !

Nathalia disse...

Oie prof...

1->São as guerras, crimes, assassinatos, misérias e outros horrores.
2->Não. "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém."
3->Descordo, pois se não tivesse dono as terras, muitas gente ia brigar por um mesmo lugar e ia haver muitas desavenças.

Beijo' S

mazinha s2 disse...

oie prof,é a Mariane,nº 21 =D

1-Crimes,assassinatos,guerras,miséria e horrores.
2-Ele não concorda:
"Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém".
3-Eu concordo que alguém devia ter expressado a sua opinião contrária e não ter permitido.E ainda hoje,isso acontece,ideias são impostas a população e ela não se manifesta.

Obs.:esse assunto é muito bom para se descutir,acho que podemos conversar sobre esse assunto na sala de aula. =D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1 - Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores

2 - Não, Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém

3 - Não

Guilherme n 09