sexta-feira, 3 de maio de 2013

Correção das questões do cap: 7 – O Brasil no anos de 1930 e 1940.- 9º ano


Correção das questões do cap: 7 – O Brasil no anos de 1930 e 1940.- 9º ano

1.A Constituição de 1891 foi anulada e algumas medidas radicais foram tomadas, como o afastamento dos governadores de Estado. Foram nomeados interventores, que garantiram o controle federal sobre diversas regiões do país. Ordenou o fechamento da Câmara e do Senado. Foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, responsáveis por mudanças nas leis trabalhistas, como o salário-mínimo.

2. Entre 1931 e 1932, muitas tensões e instabilidades marcaram o governo Vargas. Os políticos paulistas estavam insatisfeitos com os interventores e a demora da nova Constituição. A Revolução Constituinte foi um movimento que propunha um levante armado para derrubar Vargas, ou ao menos conseguir uma Constituição que colocasse o país em um estado de ilegalidade.

3. A AIB = foi fundada por Plínio Salgado, em 1932 era contra os comunistas. Conheceu o fascismo italiano e imaginou fazer no Brasil. Era favor de um governo centralizador, enfatizava a obediência aos superiores.

ANL = foi fundada em 1935, por Luís Carlos Prestes, era a favor do comunismo. Propunha a suspensão da dívida externa, nacionalização das empresas estrangeiras e reforma agrária.

4. Na Constituição de 1934, o mandato presidencial era de 4 anos, sem reeleição, voto obrigatório, secreto e direto, mulheres com direito ao voto.

A Constituição de 1937, a possibilidade de governar por decretos-leis, as Assembleias estaduais e federais foram fechadas.Muitos governadores foram substituídos e o mandato presidencial foi para 6 anos, mantiveram as leis trabalhistas e greves proibidas.

5. O levante aliancista de 1935 gerou uma série de medidas repressivas pelo governo federal. Em março de 1936 foi decretado estado de guerra, o que dava mais poderes ao presidente. Segundo a Constituição, haveria eleições para presidente em 1938, mas no segundo semestre de 1937 foi encontrado um pretexto para um golpe: o chamado Plano Cohen. Um documento escrito por um capitão integralista do Exército, que teve como objetivo simular uma tomada de poder pelos comunistas, por meio de uma revolução. Em setembro de 1937 o conteúdo do documento foi divulgado pelo rádio e em vários jornais. Esse foi um bom pretexto para o golpe de estado.

6. aproximação com os EUA.

7. a luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto obteve sucesso a partir da inclusão desse direito na Constituição de 1934.

8. Para cuidar da censura e propaganda, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda ( DIP), os meios de comunicação e arte foram censurados: rádio, jornal, teatro, literatura etc. Isso passou a ser muito controlado.

9. Serviu de pretexto para o golpe de estado que implantou no Brasil uma nova ordem, o Estado Novo.

10. objetivou o controle do proletariado, atendendo suas reivindicações nos limites impostos pela burguesia.

Pág: 124

Deverá sempre ser falado sobre o nacionalismo para as crianças, deve estar sempre presente desde a educação básica, a moralidade, valorizar o trabalho e o controle do tempo. A DIP atuava para a construção de uma imagem positiva de Vargas e do regime.

Nenhum comentário: