segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Questões do Cap: 9 – Os Tempos da Guerra Fria – 9º ano.



1. A ONU está ligada à ideia de que grandes problemas mundiais, como guerra, criminalidade, fome, consumo de drogas, tentar manter a paz, entre outros, podem ser combatidos por meio da cooperação entre os países. Deve ser independente. Um espaço que muitas vezes reflete as contradições das relações internacionais, com a preponderância das grandes potências.
2. O governo dos EUA para conseguir aliados entendeu que seria necessário um grande auxílio econômico aos países europeus devastados pela 2ª guerra, estabelecendo o sistema capitalista entre os países aliados. Foi o Plano Marshall. Os soviéticos em 1949, estabeleceram o COMECON – que também visava à cooperação entre os países comunistas.
3. As tensões entre os EUA e a URSS motivaram o grande crescimento das pesquisas e ações nessas áreas ( espaciais e nucleares).
4. Houve conflitos armados de grande proporção, ligados à disputa por áreas de influência socialistas e capitalistas, que levaram à morte milhões de pessoas. Essas guerras ocorreram por questões de alcance internacional e por disputas no interior dos países envolvidos.
5. O ano de 1968 representou o auge dos movimentos de contestação no interior das sociedades capitalistas e comunistas. Os principais envolvidos foram os jovens, que buscavam alternativas às regras colocadas pela sociedade e aos conflitos ideológicos e políticos da Guerra Fria.
6. alteração do poder político mundial...
7. constante confronto das duas superpotência...
Pág: 165.
1. Luther King foi a mais importante voz pela defesa dos direitos dos negros e pela constituição de uma sociedade pluriétnica e verdadeiramente democrática nos EUA. Ele pregava a não violência, a resistência pacífica e a desobediência civil. No dia 04 de abril de 1968, em um hotel em Memphis( Tennessee) Luther king foi assassinado.
2. Não. Desde o fim da década de 1950, as tentativas de acabar com a separação racial nas escolas, foram fortemente repelidas por parte da população branca e pelas autoridades sulistas. Essa atitude resistente levou a liderança do movimento negro a radicalizar suas posições, pois entendiam que apenas assim aconteceriam efetivas mudanças.
3. pessoal.


Nenhum comentário: