segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cap: 12 Problemas na Grande Capital - questões- 6º A, B e C.

1. - O processo de conquista não beneficiou igualmente todos os cidadãos romanos.
- alguns se apoderaram das riquezas mais do que outros.
- a nobreza romana é que tinham a posse das terras públicas, provocando o inchaço da população urbana por falta de terra.

2. Em relação à redistribuição das terras públicas que haviam sido apossadas ilegalmente, os irmãos Graco propuseram uma “ reforma Agrária”, que neste caso, significava uma ampla redistribuição das terras públicas romanas. Grande parte da nobreza que havia se apropriado dessas terras reage violentamente, resultando no assassinato de Tibério e no suicídio de Caio.
3. O membro principal do Primeiro Triunvirato foi Júlio César. Ele buscou centralizar o poder ao máximo em suas mãos, e acumulou vários cargos importantíssimo na estrutura política romana. Porém quando passou a pretender que seu poder fosse vitalício e hereditário, a força oposicionista que não aceitava suas pretensões promoveu seu assassinato em 44 a.c.
4. Otávio Augusto. Em seu governo, a sociedade foi reorganizada, dividida em três partes, não mais segundo o nascimento ( de família tradicional ou não), mas segundo a quantidade de riqueza que possuíam. Augusto sabia que as maiores forças existentes em Roma eram os plebeus e os militares. Por isto trabalhou para profissionalizar o exército, que chegou a contar com mais de 50 legiões, com aproximadamente 6.000 legionários( soldados) em cada uma.
5. A política do pão-e-circo consistia na distribuição de gêneros alimentícios a preços muito baixos e muitas vezes gratuitamente, oferecendo também atrações gratuitas voltadas ao entretenimento plebeu. O trigo, um dos alimentos mais distribuídos gratuitamente, vinha dos grandes celeiros egípcios que haviam sido conquistados com a vitória de Otávio sobre Marco Antônio. Dentre as atrações públicas gratuitas estavam as lutas de gladiadores. O grande objetivo dessa política era manter a plebe distraída e sem fome. Deste modo pensariam muito menos nas condições de vida que enfrentavam, diminuindo grandemente a possibilidade de revoltas.
6. Os gladiadores quase sempre eram de origem pobre, muito deles escravos, que encontravam na luta um meio de ficar famosos ou alcançar a liberdade. Havia pelo menos quatro tipo de gladiadores, porém nenhum deles era acorrentado nem obrigado a lutar mais de 2 ou 3 vezes em só dia. Era um jogo de vida ou morte, arriscar a própria vida em busca de melhores condições de existência.
7. Porque todas atividades econômicas dependiam profundamente da mão-de-obra escrava, que estava presente nos campos ( produção agrícola) e nas cidades (atividades de todos os tipos , como empregados, carregadores). Até mesmo em serviços que exigiam habilidades específicas ( como ferreiros, marceneiros e outros mais), era comum encontrar escravos.
8. O fim do Império Romano envolve vários processos. Tiveram fatores internos e externos. Como: mudanças nas estruturas econômicas, políticas, militares e até mesmo culturais, invasões dos bárbaros.
- escravismo.
- o crescimento da religião cristã.
- a diminuição dos escravos.
- aumento dos impostos.etc.
Pág: 194. – Defenda suas idéias:
- O problema dos sem terras e a falta de terra no Brasil. A má distribuição de terras é o grande problema . O governo precisa fazer uma boa redistribuição de terras , assim eliminaria uma boa parte dos problemas. Mas não é bem isso que acontece.

O que você vê ?
- O Coliseu como um dos espaços públicos de luta de gladiadores. Os gladiadores usavam os capacetes quando usavam em lutas. Eram considerados como uma diversão para os romanos.

Pág: 196.
1. Ele teve oportunidade de enriquecer por meio de atividades ligadas sobretudo ao comércio. No entanto, apesar dessas oportunidades, ele nunca chegaria a ter o mesmo status de um romano que nasceu livre.
2. As diferenças entre a escravidão de Roma e do Brasil, destaca-se o forte elemento étnico do escravismo moderno. Em Roma apresentou a possibilidade de ascensão social entre os romanos eram maiores. No Brasil, os negros ainda sofrem preconceitos , muito difícil alcançarem um espaço melhor na sociedade.

Pág: 197
1. Existem um grande problema habitacional nos grandes centros urbanos. Ex: existem grandes favelas que facilitam a formação de focos de incêndio.
2. Eles queriam que a plebe ficasse distraída, sem fome e com isso, ninguém faria conflitos e revoltas, pois tudo estaria bem.

Nenhum comentário: