segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cap: 9 A América Latina do Século XIX- 8º Ano-2011.

1. Libertação e Organização :
• A América Latina permaneceu ligada à Europa. A força dos interesses europeus predominou sobre o Novo Mundo a partir do final do século XV.
• O antigo sistema colonial fez com que as áreas colonizadas pela Europa, se tornassem uma fonte de riqueza para suas metrópoles.
• No início do século XIX, muitas independências começaram acontecer e varreu a América; 90% das colônias latino-americanas foram conduzidas à liberdade.
• Precisou estabelecer um longo processo de organização dos Estados Nacionais, as nações independentes.
• Modelos políticos, estruturas sociais foram bem parecidas com as dos europeus.

2. O Antigo Sistema Colonial entra em Crise :
• O antigo regime = se refere as estruturas políticas ( absolutismo) e econômicas ( mercantilismo). As monarquias absolutistas se caracterizavam pela forte centralização do poder político e as estruturas econômicas mercantilistas exigiam que o Estado cuidasse da economia.
• O Antigo Sistema Colonial era composto de dois elementos básicos: a Metrópole (centro) e a Colônia ( periferia).
• Os dois deveriam estar ligados pelo Pacto Colonial = que estabelecia o monopólio do comércio colonial, sendo comercializado somente com a Metrópole.
• No século XVIII, várias ideias e acontecimentos trouxeram dúvidas desse sistema. Muitas revoluções começaram acontecer , para acabar com a dominação metropolitana sobre as colônias.
• Nas primeiras décadas do século XIX, surgiram as ideias iluministas, que defendiam o liberalismo econômico.
• Muitos Movimentos Emancipacionistas pontilharam a América Colonial, cada vez mais e com mais intensidade.
• Na Europa a Revolução Francesa, foi um dos movimentos mais importantes, enraizando as ideias iluministas.
Ex: - revolução industrial.
- revolução francesa.
- revolução americana. ( Independência das Treze Colônias – EUA ).
• Transformações nas áreas trabalhistas, também desencadeou fortes efeitos sobre o sistema colonial. Isso levou a profundas mudanças, a passagem da manufatura para a maquinofatura ( Revolução Industrial).

• A utilização de máquinas no lugar da mão-de-obra, levou a um aumento de produção no mercado, sendo criticados por adeptos do antigo sistema. Pois estava nascendo a Burguesia Industrial.

• A Revolução Francesa, foi o que mais impulsionou as ideias iluministas, conduzindo os países latino-americanos à independência.

• A revolta do terceiro estado e sua ascensão ao poder marcarão um acontecimento decisivo de superação das forças políticas do Antigo Regime. As novas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, se tornaram modelos a ser seguidos pelo mundo a fora.

• A Era Napoleônica influenciou profundamente as relações das metrópoles (Ibéricas- Portugal e Espanha) com as colônias americanas.

• Napoleão invadindo Portugal, levou a Coroa portuguesa a transferir o governo para sua colônia ( Brasil); que mais tarde resultou na Independência do Brasil.

3. A Caminho da Liberdade na América Latina:
• A partir da metade do século XVIII, a Espanha enfrentava problemas para manter o domínio das colônias americanas.
• Mais de dois séculos, toneladas de metais preciosos e produtos tropicais, e outras riquezas, foram levados para a Espanha.
• Para manter essa estrutura de privilégios, houve uma aproximação da Espanha com a Inglaterra, mas com alguns méritos a Inglaterra.
• O governo espanhol, concedeu a Inglaterra o direito de vender seus produtos a algumas das colônias espanholas.
• Outro direito concedido, foi de abastecer algumas áreas coloniais de mão-de-obra escrava.
• O Pacto Colonial ( metrópole – colônia), estava começando a se afrouxar.
• Durante o período que Napoleão dominou á Espanha, muitos questionamentos se intensificaram das colônias.
1ª – a resistência à dominação francesa.
2ª - novas condições ao domínio espanhol , sendo mais liberal.
3ª – o rompimento total com a metrópole. ( predominou).
• A estrutura espanhola era composta por:
- Chapetones = eram nascidos na Espanha, a elite mais alta da colônia, tinham os principais cargos administrativos da Espanha; tinham um grande poder econômico.
- Criollos = eram os descendentes dos espanhóis, nascidos na América, com um pouco de poder econômico, mas eram impedidos de ocupar cargos administrativos na colônia.
- Indígenas e os Negros = cativos trazidos da África. A vida era muito ruim, eram explorados, no trabalho, dizimados( mortos) , quando considerados um empecilho. Participavam massiçamente nas independências das colônias.
• O Grande conflito, era a emancipação colonial que os Criollos queriam alcançar . O rompimento das ligações políticas com a Espanha permitiria aos Criollos o acesso ao domínio político.
• O máximo que os Criollos poderiam chegar era ser Cabildos = instituições que representavam os centros administrativos locais na América Espanhola.
• Vários líderes se destacaram nas lutas pela emancipação da Espanha:
- Venezuelanos= Francisco de Miranda, Símon Bolívar ( liderou as lutas para uma forma republicana de governo) e José Sucre.
- Chileno = Bernardo O´Higgins.
- Argentino=José de San Martín.( defendia a monarquia de governo).
• Martín e Bolívar são considerados os dois grandes libertadores.

4. Os Processos de Independência:
• Dois momentos marcaram a Independência da América Espanhola.
1º - marcado por vários conflitos, os movimentos separatistas e declarações de independência, duraram 15 anos e os espanhóis conseguiram evitar a maioria das emancipações( com violência, a metrópole trouxe de volta as áreas coloniais).
2º - de 1815 a 1825, foi marcada pela vitória de vários movimentos emancipacionistas. Cerca de 90% do território alcançaram sua liberdade.
• ( O Brasil rompeu com sua metrópole nesse período- 1822).
• Dentre os inúmeros processos de independência, dois deles se destacaram:
• O mexicano = foi gerado em meio à população pobre indígena. O México esteve ligado à coroa espanhola até 1821.
• Os Chapetones e Criollos, não se opuseram de forma tão intensa . O poder econômico dos Criollos eram protegidos pelos Chapetones; juntos mantinham uma parte da população submissa e explorada.
• Vários líderes populares surgiram para defender as condições econômicas: - os padres Miguel Hidalgo e José Maria Morelos.
- o militar Vicente Guerrero.
• Após anos de lutas e guerrilhas, Augustín de Iturbide, (espanhol), foi designado para acabar com essas guerrilhas na Espanha, trai o povo Espanhol, muda de lado e se torna líder dos revoltosos declarando a Independência Mexicana em 1821.
• Ao conseguirem a Independência, tiram Iturbide do poder, fuzilando-o. O México agora passa por longas Ditaduras Conservadoras de Direita. Isso permaneceu até o século XX, quando líderes populares surgiram e fizeram a Revolução Mexicana, para mudar o sistema de governo.
• ( Pesquisar qual é o sistema de governo atual do México).

• O Haiti = no começo a ilha foi ocupada pelos espanhóis; em seguida veio os franceses, a ilha se tornou uma colônia muito produtiva.

• Foi assinado um acordo entre os espanhóis e franceses que dividia a ilha. A parte da França se tornou muito mais produtiva (café e açúcar) para a metrópole.

• Durante a Revolução Francesa, uma revolta de escravos estabeleceu o fim da escravidão na ilha; seu líder era Toussaint Louverture.

• Sob o comando de Napoleão, derrubaram Louverture e volta a escravidão. Surgi um novo líder dos escravos Jean Jacques Dessalines , ele conduziu o Haiti a sua tão sonhada Independência, em 1804.

Qual é o atual sistema de governo do Haiti?

• Essas revoltas estavam acontecendo em toda Europa e estava começando influenciar na América também; chegando ao Brasil.
• Essas mudanças acontecendo em todos os lugares, deu um novo passo para entramos na História Contemporânea.
• Era o fim do Antigo Sistema na Europa, na América e um Novo Mundo estava nascendo. Quem ascendia ao poder era a burguesia.
• Era preciso reorganizar o mundo europeu e organizar as nações latino-americanas recém-nascidas.

5. Organização dos Estados Nacionais Latino-Americanos:
• Após as Independências, a primeira necessidade dos países novos foram de estabelecerem regras políticas, econômicas, sociais e culturais.
• O modelo a ser copiado, foi o da Europa; com os quais tiveram muito contato.
• Os índios, mestiços e escravos continuaram em péssimas condições ainda mais um século após as independências.
• A grande mudança ocorreu no topo da pirâmide social:
- Os Chapetones, perderam o poder na política pelos Criollos por muito tempo.
- Esses criollos ficaram conhecidos como representantes das oligarquias rurais (grandes proprietários de terras); que construíram estados centralizados, dando pouco espaço para mudanças.
• A forma de governo foi o republicano, mas a grande maioria o centralismo exerceu sua autoridade política nacional.
• Neste contexto surge o Caudilhismo = se caracterizou pelo exercício de grande poder político , regional,nacional, tendo por trás forças militares.
• Na América Latina, as independências envolviam o federalismo (descentralização do poder= liberais) e o centralismo ( partidos conservadores).
• Duas propostas de união americana surgiram nesse período:
- 1ª = o libertador Simón Bolívar, propunha a formação de uma única nação , representada pela Espanha. ( bolivarismo). Não obteve sucesso.
- 2ª = A Doutrina Monroe, proposta do presidente James Monroe dos EUA, que dizia “ América para os americanos”. Uma declaração totalmente imperialista.
• Isso tudo era para diminuir a influência européia, que mais tarde foi ocupada que mais tarde foi ocupada pelos Estados Unidos.
• Os poderosos da política não interessavam por mudanças na base da economia latino-americana. Eram consumidores de produtos industrializados.
• Assim eles permaneceram durante quase todo século XIX.













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