domingo, 8 de maio de 2011

Mód: 3 – A Sociologia Pré-Científica- sociologia-1º M

Constante crescimento:
• Conhecimento é a experiência vivenciada.
• Deve-se ter em mente não só buscar o eu, mas o encontro de outros nos caminhos pela vida.
• A sociologia proporciona o real, sem fantasias, sem utopias, a fim de transformar a realidade absoluta num constante crescimento.

• O positivismo e o renascimento,é possível dizer que os autores tiveram a coragem de dar um passo à frente de seu tempo, e ousaram impor regras diante daquela sociedade, pra ser mais justa.
• O que importa é utilizar a reflexão, o pensar, não imitar moldes preestabelecidos, para transformar efetiva.
• Para transformar é preciso ter uma base de conhecimento a ser transformado.
2. Renascimento e o espírito especulativo:
• O renascimento foi considerado um período de transformar a sociedade.
• A identidade das pessoas estavam baseadas na vida comunitária e familiar e foram substituídas pelo individualismo.
• As questões sagradas foram substituídas por questões imediatas e materiais
• O renascimento promoveu a cultura o gosto pelo saber.
• Houve muita turbulência, muitos conflitos causaram a falta de unidade política e religiosa.
• Muitos exílios, condenações e escravidão.
• O mundo se tornou independente da religião.
• Agora,precisava analisar e criticar a realidade, e não mais encarar como um castigo divino.
• A vida passou ser uma escolha.
• O ser humano se tornou dono de suas ações do seu destino e não mais preceitos estabelecidos pela igreja.
• O dogma do livre-arbítrio.
• A ciência e a arte se voltam para a realidade concreta.
• A burguesia comercial se tornou mais forte com interesses novos, renovando o pensamento do povo.
• A reflexão social influenciou a literatura, a pintura, a filosofia e muitos escritores surgem:
- Thomas Morus ( Utopia)
- Tommas Campella ( A cidade do Sol)
- Francis Bacon ( Nova Atlântida)
Os filósofos tentaram imaginar uma sociedade perfeita, assim como Pltão uma sociedade justa.
Nicolau Maquiavel aborda a ciência política.
• Maquiavel mostra como o soberano deve agir para alcançar e preservar o poder, manipulando o povo.
• Maquiavel diz que o desenvolvimento do pensamento é conhecer como a realidade se apresentava e não ficar imaginando como deveria ser.
• Por isso o ser humano aparece na literatura como resultado das condições econômicas e políticas e não do seu credo ou religião, como no renascimento.
3. A Formação do Pensamento Burguês:
• O sistema de troca está inserido no conceito de produção e de troca, por causa de mercadorias para consumo.
• O lucro praticado pelos burgueses é contra os valores do mundo medieval.
• O lucro é acumulação do capital.
• A ideia de usar o lucro, surgiu na antiguidade, quando apareceu o dinheiro nas atividades comerciais . Essa atividade do lucro ainda era pouco utilizada, era tido como ilegal.
• Era preciso que a produção fosse mais organizada.
• O iluminismo sucedeu o renascimento, trazendo novas ideias da vida social e de coletividade.
• A nação teve uma expansão territorial, em que a burguesia obtinha o controle sobre o mercado.

• A sociedade precisava melhorar as condições de existência, em relação de vida e da sobrevivência humana, com o objetivo de aumentar a quantidade dos consumidores.
• Precisava alterar os hábitos sociais e construir uma recepção melhor diante das tecnologias.
• O período iluminista teve a tendência de libertar-se das amarras estabelecidas pelas monarquias, que não permitiam a livre iniciativa.
• Rosseau colaborou com o iluminismo e propôs um Estado governado de acordo com a vontade geral do povo.
• Capaz de oferecer igualdade legal a todos os cidadãos.
• Um Estado voltado para o bem comum e a vontade geral e democrática.
• Para Rosseau, o homem nasce bom e sem vícios, mas depois é pervertido pela sociedade civilizada.
• Para Locke, a sociedade era o resultado idealizador também do iluminismo, da livre associação entre os indivíduos de razão e vontade ( liberdade individual).
• Locke é considerado o “ pai do iluminismo”. Representa o individualismo contra o poder da monarquia.
• Para ele o indivíduo, ao nascer, não tem qualquer ideia, e sua mente é como uma tábula rasa.
• O conhecimento é adquirido por meio dos sentidos e processado pela razão.

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