domingo, 8 de maio de 2011

Mód: 11 – Materialismo Histórico- 2º M - sociologia

 A origem capitalista e a expansão pelo mundo contemporâneo é preciso entender que a história e a sociologia andam juntas.
1. Origens do Capitalismo:
 Existe um consenso de que o capitalismo nasceu da derrocada do sistema feudal.
Sistema Feudal:
 Vida Rural = devido às guerras no período Romano e Franco, as cidades se encolheram. Deixaram de ser o centro econômico, político e cultural da Europa Ocidental.
 Economia de Subsistência = a economia , o comércio decaiu, servindo apenas local. A falta de estrutura de transporte, deixando o comércio precário.
Sistema Feudal:
 Vida Rural = devido às guerras no período Romano e Franco, as cidades se encolheram. Deixaram de ser o centro econômico, político e cultural da Europa Ocidental.
 Economia de Subsistência = a economia , o comércio decaiu, servindo apenas local. A falta de estrutura de transporte, deixando o comércio precário.
 Monopólio Cultural Católico = a igreja domina culturalmente a Europa. As escolas, e igrejas divulgavam o pensamento dominante.
 As Cruzadas = marcaram o desenvolvimento capitalista . As guerras entre cristãos e muçulmanos, os mercadores encontraram oportunidades de crescer.
 Embora houvessem uma motivação religiosa, a igreja viu nas cruzadas um
Motivo de lucrar com a conquista da Terra Santa.
 Filhos bastardos de nobres se aventuravam em busca de terras e riquezas.
 A população lutavam em nome de Cristo.
 O encontro dos cristãos e muçulmanos aconteceu uma abertura dos “ horizontes culturais”. Ex:
- Cristão europeu : pratos de madeira e metal.
- Pouca higiene com as mãos.
- Usavam tecidos rústicos ou pele de animais.
- Dormiam no chão ou cama simples.
- Moravam em castelos ou casas de pedra, tronco e barro.
- Os orientais:
- Tinha muita higiene.
- Usavam seda, porcelana, especiarias, medicina e filosofia milenar ( passado).
- Com o tempo surgiram as Feiras, um pequeno comércio entre os feudos, levando mais tarde surgir o dinheiro.
- Burgos e cidades:
- Por causa do crescimento do comércio, os comerciantes estavam a procura de um lugar , para instalarem as feiras.
- O terreno plano, bom para o transporte, com abastecimento de água e perto de um burgo(local que oferecia segurança).

 Muitas cidades surgiram ao redor dos burgos, sendo muradas depois.
 O mundo urbano foi se sobressaindo e os habitantes passaram a ser chamados de burgueses.
 Ideias novas surgiram e o mundo rural, já não respondia às novas necessidades.
 Muitos servos fugiam do campo para a cidade em busca de novas oportunidades
 O Estado: houve muita resistência aos novos costumes.
 A burguesia necessitava de apoio político e social que ajudassem no comércio.
 Os reis percebendo isso, estabelece uma união ( rei + burguesia = absolutismo).
 A igreja se adaptou as mudanças legalizando ser uma atividade honrada e legítima ( reforma protestante).
 As leis foram criadas para proteger o comércio. Precisavam conquistar mais mercados e fontes de mercadorias.As navegações se tornaram uma potência global.
 Acumulação primitiva de capital, possibilitou muito dinheiro para aplicar em técnicas de produção( revolução industrial).
 A educação foi restrita a divulgar novos valores.
 Com passar dos tempos, a burguesia perde o apoio dos reis.
 O poder está em mãos dos reis, tornando-se absolutistas.
 O Liberalismo : Alguns filósofos passam a defender um Estado Liberal.
 A razão e a liberdade aparecem para se adequarem a política às necessidades mercantis e industriais.
 Discurso do burguês:
 Liberdade de imprensa.
 Propriedade privada.
 Igualdade jurídica.
 Participação política.
 Respeito a Constituição e um Parlamento.
Ex: revolução inglesa, revolução industrial, revolução americana, revolução francesa.

2. Karl Marx: o revolucionário :
 Marx era o maior inimigo da burguesia, filho de advogado judeu, se graduou em melhores Universidades.
 Interessado em história, filosofia, direito, artes e literatura, queria se tornar um professor, do qual nunca lecionou.
 Desempregado, passou a ser jornalista, denunciando as condições desumanas dos camponeses.
 Seus artigos levaram o governo fechar o jornal e expulso da Alemanha, da França.
 Na Bélgica, começa a lutar pelos trabalhadores, vai para Londres expor sua opiniões ( livro Manifesto Comunista).Também vai expulso .
 A Inglaterra ( berço do capitalismo),é o país mais avançado da época.
 Seu grande amigo Fredrich Engels, com quem dividiu muitos escritos
 Após perder sua filha e esposa, muito abalado também morre.
 Deixou um legado de lutas, que levou metade do mundo ao Socialismo. Foi o intelectual mais lido e odiado no século XX.

3. O Materialismo histórico e a dialética:
Existe uma divisão na filosofia ocidental.
 O idealismo e o materialismo.

 Idealismo = afirma que as ideias, a razão e o pensamento têm prioridade sobre os objetos, isto é, sobre a matéria sensível. Ex: as ideias são mais reais que os objetos.
 Materialismo = é o inverso. Parte do objeto para matéria sensível para as ideias, o pensamento e a razão.
 Marx não abraçou o materialismo filosófico de sua época, mas propôs um materialismo novo( uma revolução).
A dialética de Hegel :
 Georg Wilhelm Friedrich Hegel, afirmava que todas as coisas humanas, tudo no Universo era regido por um espírito absoluto.
 Na Antiguidade clássica, a dialética era entendida como filosofia, arte de debater as ideias, capacidade de opor uma ideia a outra.
 A definição da dialética é:
Tese é confrontada por Antítese (afirmação) (negação)
buscando o que é real = surge uma Síntese.
Assim por diante.
A dialética Marxista:
 Marx aceita a ideia que o Universo é regido por uma dialética( nega o espírito), aqui começa a materialidade de Marx.
 Diz que a economia é o real para o ser humano.
 Diz que a produção humana , a forma de como é produzida a subsistência é que define o ser humano.
 Rejeita que as ideias definem o ser humano.
 A economia é definida como o objeto material que define a consciência do ser humano.
 O material( produção) influencia as ideias e estas por sua vez, influenciam o material.
A Concepção dialética da história:
 Segundo Marx, a “luta de classes”, é o motor da história.
 Diz que a luta entre o opressor e o oprimido é que promoveram o progresso da humanidade.
 De cada luta dessas nascia um novo tipo de sociedade.
 Diz que a dialética é materialista porque na economia, na produção,e no trabalho que o ser humano constrói sua históriaAo mesmo tempo que Marx e Engels estudavam como a dialética operavam, isto é, como ocorreram as lutas sociais através dos tempos eles propunham uma sociedade mais justa e humana.
 Nessa teoria não houve espaço pra Deus, pois o homem seria capaz de resolver os seus problemas.
 4. Modo de produção:
 O modo de produção é a forma de se produzir dentro de uma sociedade em determinado tempo.
 Duas características do modo de produção : igualitário ou desigual.
 Igualitário = uma sociedade igual.
 Modo de produção igualitário :
- Força de Trabalho= força física e mental do trabalhador ( produção acontece).
- Instrumentos de Trabalho= ferramentas e máquinas que o ser humano cria para trabalhar.
- Objeto de Trabalho= matéria-prima na qual o ser humano trabalha.
- Sem esse conjunto, a produção humana é uma impossibilidade quase que total.
- Percebe-se que todo trabalho humano para produzir sua subsistência advém da luta, de uma dialética com a natureza.
- A matéria-prima é retirada da natureza.
- O conjunto formado pela força de trabalho, pelos instrumentos e pelo objeto de trabalho forma as formas produtivas.
- Essas forças de trabalho são cumulativas, de geração a geração.
- Como saber em que estágio de desenvolvimento se encontra nossa sociedade ? Pág: 26.
- Os instrumentos de trabalho são chamados de meios de produção.
- força de trabalho A força de trabalho
Forças age dialeticamente
Produtivas - instrumentos de trabalho sobre os
Meios de meios de
- objeto de trabalho produção produção.
 Se os meios de produção pertencer a todos, é uma sociedade igualitária.
 Se os meios de produção estiverem nas mãos de poucos,é uma sociedade desigual.
 A interação proposital e econômica entre os homens é que forma a sociedade. Quando produzem e repartem os meios de produção.
 A sociedade apresentou vários modos de produção.
 Modo de Produção comunista Primitivo = é uma forma de organização econômica e social muito simples.
 O trabalho agrícola e artesanal tinha a necessidade de suprir subsistência do grupo.
 Modo de produção asiático = era caracterizado por uma sociedade composta de servos submetidos à exploração de um governante divino.
 Modo de produção Escravista = os escravos passam a ser modo de produção, como se fossem ferramentas. Os senhores é que tinham o direito de mandar.
 Modo de produção Feudal = gerou uma sociedade estamental, agrícola e de subsistência. Os servos explorados eram dominados pela tradição e pela religião.
 Modo de Produção Capitalista = um confronto capitalista e os donos dos meios de produção, entre o lucro e a propriedade privada. Um Estado com muitas desigualdades.
 Modo de Produção socialista = deixam de existir desigualdades sociais, pois os meios de produção são de todos. O Estado não é necessário.
 Um modo de produção que ainda não se realizou concretamente.
 O ponto chave do marxismo é a pessoa que vende sua força de trabalho receberá em troca um salário. O comprador da força de trabalho receberá o lucro.
 Classe = é definida pela posse ou não dos meios de produção.
 Para Marx a definição de classe é a partir da produção e na distribuição da renda ou produto.
 Burguesia = proprietários dos meios de produção, que conseguiram sair de servos , formando mercadores nas cidades
 Fizeram a revolução industrial e hoje são os empresários e industriais capitalistas.
 Proletários = são vítimas que perderam suas ferramentas de trabalho, tiveram que vender sua mão de obra nas cidades (operários).
A Luta de classes:
 Essa dialética entre as classes pode ser observada desde muito cedo, entre os sacerdotes, guerreiros, camponeses livres, patrícios, plebeus, feudais, servos e nobres, capitalismo, burgueses e proletários. A burguesia foi uma classe revolucionária, pois transformou o mundo, foi criando os elementos para sua própria superação.
 Com o capitalismo nasceu uma nova classe revolucionária, o proletariado, capaz de destruir a burguesia, seu modo de vida e inaugurar um novo modo de produção e uma nova sociedade.
 Diz Marx para os proletários: se unem.

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