quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Respostas das questões do cap: 16 – O Brasil após a Redemocratização.—9º ano.

Pág: 289
1. Qualquer um dos planos do governo Sarney e do governo de Collor, foram frustrantes e desgastantes. Os planos foram os seguintes: Cruzado, Cruzado II, Bresser, Verão e Brasil novo.
2. Resposta pessoal.
Pág: 290
3. Ex: processo de privatização de empresas estatais, promoção de programas sociais, crise do apagão em 2001, crise econômica no final de governo, elaboração e aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.
4. A busca de caminhos moderados de conduzir a política nacional. Maior inserção do Brasil em discussões internacionais . Promoção de Programas sociais. Crise do mensalão.
5. Promover a desregulamentação financeira, reduzir o papel do Estado na economia e implementar programas de ajustes fiscais.
Pág: 292
1. A referência à princesa Isabel é uma forma de valorizar personagens considerados “heróis nacionais”. Esse tipo de ensino, considerado patriótico, era bastante estimulado no período militar. Além disso, a própria abolição era geralmente entendida como resultado da ação da princesa. Talvez em nossos dias , uma representação como essa não fosse mais aceita, já que existe uma reflexão mais profunda sobre o processo que resultou na abolição. Professores e materiais didáticos enfatizam a luta dos negros contra a escravidão, no final do século XIX.
Pág: 293
2. Muitas cédulas do período fazem referência a grandes personalidades da arte e cultura do Brasil. O caso de Portinari representa a mudança que ocorria no período, onde se comemorava a nova liberdade política e o retorno da democracia, que estava em construção.

Nenhum comentário: