quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Respostas das Questões do Cap:15 – A Colônia Brasileira e o Doce Sabor do Açúcar.


Pág: 246 e 247
1. A colônia fornecia às metrópoles e a seus comerciantes produtos agrícolas e, se possível, metais preciosos ( ouro, prata). Já a metrópole deveria fornecer aos colonos as manufaturas, que poderiam ser ferramentas, tecidos, pequenas máquinas, etc. Esses materiais não podiam ser fabricados na colônia, que deveria ser dependente da metrópole.
2. Grandes proprietários adquiriram elevada importância. Nessas terras, cultivava-se um tipo de produto destinado à exportação, e a base era o trabalho escravo. Historiadores costumam chamar esse modelo de organização das terras e ad produção de Plantation. Outros historiadores dizem que a coroa portuguesa também estava interessada em tornar a produção variada, para garantir o consumo interno da colônia.
3. Os homens bons eram grandes proprietários de terra considerados importantes, que poderiam participar das Câmaras Municipais. Ser chamado de “ Homens Bons” era uma maneira de se apresentar como uma pessoa preocupada com o interesse e bem-estar de todos. Mas na verdade só estavam interessados em seu próprio benefício.
4. Um motivo era a dificuldade que os africanos teriam para se rebelar numa terra distante de suas origens. Outro fator era a escravidão dos africanos foi o lucro que o comércio de pessoas produzia.
Pág: 248
5. Havia muito interesse pelo açúcar na Europa, e o Brasil tinha um solo muito fértil para isso. Os lucros do comércio açucareiro seriam vantajosos para o governo, para os comerciantes e para os colonos que tivessem bons engenhos na América Portuguesa.
6. Lucravam também comerciantes de outros países, principalmente os holandeses, que refinavam o açúcar e o revendiam na Europa.
7. Geralmente não. Principalmente nas famílias dos senhores de engenho, tudo era decidido pelo pai. Assuntos como namoro e casamento eram rigidamente determinados por ele, e os casos de rebeldia eram punidos.
8. Sim, havia trabalhadores livres nos engenhos. Podiam ser encontrados feitores, ferreiros, carpinteiros, sapateiros, alfaiates, pedreiros, pescadores, entre outros.

Pág: 249

9. Sequência correta: 3 – 5- 2 – 1 – 4.
1.Os hábitos saudáveis são importantíssimos para nossa vida. A necessidade é muito grande em equilibrar, evitando o excesso de doces, adquirindo uma boa alimentação.
2. A formação de grandes latifúndios, a exploração da metrópole sobre a colônia, a economia dependente, as desigualdades sociais, o trabalho escravo, etc.
Pág: 250
10. As tarefas no engenho eram difíceis, cansativas, onde geravam vários acidentes aos escravos. Eram horas trabalhadas, sem descanso, gerando mais lucro aos senhores de engenho. Enfrentavam o calor dos fornos, a foice para cortar a cana, o transporte nos barcos, o frio, a chuva, a moenda podendo moer o braço etc.

Nenhum comentário: