sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Respostas das questões do cap: 16 - A República Bate às Portas – 8º ano.

Págs: 264 - 265
1. A expressão está ligada a ideias positivistas, abraçados por militares que participavam do movimento republicano. Foi uma oposição da igreja, devido a separação do Estado.
2. Parte dos novos cafeicultores de São Paulo, isto é, os fazendeiros do Oeste Paulista, diferentemente dos barões do Vale do Paraíba, adotou o pensamento republicano. Esses cafeicultores viam na república a possibilidade de tornarem São Paulo mais livre do governo central.
Membros da classe média ( jornalistas,médicos,advogados,professores,etc) em vários centros urbanos entendiam que a monarquia estava associada ao atraso, e que a proposta republicana colocaria o Brasil na rota do progresso e do liberalismo.
3. O voto seria a descoberto ( não secreto), permitido aos homens maiores de 21 anos e alfabetizados. Além da proibição a mulheres e analfabetos, estavam excluídos do voto mendigos, padres e soldados. Da forma como foi elaborado, o sistema eleitoral permitia manipulações e fraudes.
4. Um aspecto que pode ser ressaltado são as práticas autoritárias dos dois governantes, o que pode ser associado à formação militar que tiveram.
Págs: 266
1. Os monumentos evocam fatos históricos considerados importantes e geralmente estão associados a setores sociais privilegiados. Procuram, assim, construir uma memória oficial. Entretanto, há exceções que ocorrem quando monumentos são construídos para representar memórias de feitos populares, como é o caso dos quilombos. É importante que os monumentos sejam preservados , pois permitem o conhecimento da história.
2. Os monumentos apesar de serem preservados, precisam ser criticados no sentido de ajudar a entender a história, na medida que nos faz entender , compreender os motivos dos grupos que a construíram. O olhar deve ser bem conduzido para que não sejam distorcidos sobre os monumentos.
Pág: 267
1. A mulher é uma guerreira, com escudo e espada. Com ela está a bandeira que seria adotada como símbolo da república brasileira. Ao fundo aparece a imagem de Deodoro, sentado em um cavalo. No canto direito, abaixado, está um homem com uma coroa, representando a monarquia decadente.
2. A imagem faz uma homenagem à República e a Deodoro. A legenda da imagem, com texto da época, diz: “ Glória à Pátria! Honra aos heróis do dia 15 de novembro de 1889. Homenagem da Revista Ilustrada”. A autoria da imagem é atribuída a Pereira Neto. As crianças perto da bandeira está representando o início da República e suas possibilidades.
Pág: 270
1. O escravismo, o surto industrial, a guerra do Paraguai, entre outros.
2. Não. Pois neste tipo de literatura não se mantém como objetivo principal a busca da “verdade histórica”. O viés crítico geralmente é o principal.
3. O cordel apresenta a versão de que a guerra aconteceu por meio de manipulações do governo inglês, que pretendia acabar com a autonomia e crescimento industrial do Paraguai. Não leva em conta as disputas regionais na América do Sul, tema mais valorizados pelos historiadores atuais.
Pág: 271
1. A rejeição a diversas etnias, como: indígenas, negros, orientais, etc, ainda é um enfoque muito grande no mundo. Uma série de argumentos para desqualificar, qualquer um deles, são colocados, para esconder o que realmente os poderosos querem alcançar.

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