terça-feira, 26 de abril de 2016


Respostas das atividades do cap: 6 – O Maior Golpe Contra o Absolutismo Francês – 8º ano.

 

Pág: 95.

1.       - Os alimentos escassos, portanto os preços subiam e o clima não ajudava.

- A má liderança absolutista, portanto o povo sofria, pagando alto impostos.

- A concorrência dos produtos ingleses prejudicando o comércio francês.

- O clero e a nobreza isentos de pagar impostos.

- Grande diferença das classes sociais.

- Muitas revoltas se tornavam mais frequentes.

      Pág: 96.

2.       Após a queda da Bastilha, os revolucionários reunidos na Assembleia Constituinte estabeleceram o fim dos resquícios   econômicos feudais. A ordem política, econômica e social também foi reorganizada.  No dia 14 de julho, foi feita a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão , que foram exaltados os ideais revolucionários, baseados na Liberdade, na Igualdade e na Fraternidade.

 

3.       A subida dos jacobinos ao poder  e, de modo especial, dos montanheses, conduziu a Revolução Francesa a sua fase mais radical, o Período do Terror. Foi uma verdadeira ditadura em que não havia liberdade alguma para aqueles considerados “ traidores da causa revolucionária”. Milhares de pessoas foram presas e executadas, ainda que não houvesse provas suficientes contra elas, exatamente como ocorria durante o reinado do poder absoluto dos reis.

 

4.       Nessa fase, houve corrupção de vários diretores, trocados constantemente, ficou muito famosa. Os questionamentos da oposição cresciam continuamente, deixando o governo cada vez mais certo de que sua força chegava ao fim. Um jovem oficial do exército francês se destacava na luta da França contra as ameaças de intervenção das monarquias absolutistas vizinhas. A burguesia francesa passou a ver nele  (Napoleão Bonaparte), a esperança de manutenção das suas conquistas. No dia 9 de novembro de 1799, Napoleão Bonaparte foi elevado ao poder através do Golpe do 18 de Brumário.

 

Pág: 97.

A divisão da sociedade francesa, e o fato de o Primeiro e Segundo Estados viveram dos impostos cobrados do Terceiro Estado.

____________________________________________________________________________

 

 

 

Nenhum comentário: