terça-feira, 26 de abril de 2016


Respostas das atividades do cap:6 – Crise e totalitarismo nos Anos 1920 e 1930 – 9º ano.

Pág: 102.

1.       - O crescimento econômico dos Estados Unidos no pós-guerra.

- Muita procura por  investimentos em ações.

- A grande superprodução e pouco consumo.

- A desvalorização das ações e o corre-corre de por à venda.

- O grande desemprego crescendo cada dia mais.

- Isso levou a quebra( crack) da Bolsa de valores de Nova York, em outubro de 1929.

2. Roosevelt lançou um plano “ New Deal ( Novo Acordo)”, que destinou quatro bilhões de dólares para a execução de obras públicas, que criaram milhões de empregos. Muitas outras medidas foram tomadas etc. Para o setor agrícola foram dados estímulos em dinheiro para que reduzissem a produção, para diminuir a oferta dos produtos e melhorar os preços.

Pág: 103.

3.Os regimes totalitários eram antidemocráticos , anticomunistas, nacionalistas e militaristas. A guerra era uma demonstração de poder e os exércitos eram bastante valorizados. Os regimes totalitários era de um forte idealismo, que valorizava a força, o heroísmo e a dedicação à pátria. Os interesses individuais deveriam se submeter aos interesses do Estado  personificado na figura de um grande líder.

4. Enfatizando formas geométricas para representar seres que explodem , gritam, choram...

Pág: 104.

1.       Hitler queria construir uma nova Alemanha, pois julgava ser melhor e superior que outros países.  A ideologia do nazismo era o racismo e o antissemitismo .  Os nazistas acreditavam que havia uma luta pela sobrevivência, e a raça mais forte estava destinada a vencer, uma raça pura, “ariana.” Essas ideias se contrapõem às atuais noções de direitos humanos, que pregam a igualdade de todos e o direito à vida.

 

2.       Sociedade militarista, antissemitismo e racismo.

 

Pág: 105.

Sempre centralizar a figura de Hitler, a mobilização de multidões, a transmissão da ideia de disciplina e ordem, a importância da simbologia  nazista, como a suástica, entre outras.

Pág: 107.

Não se pode utilizar o passado para justificar preconceitos na atualidade. Deve-se abrir espaço para o respeito e a tolerância.

___________________________________________________________________________

 

Nenhum comentário: