terça-feira, 26 de abril de 2016


Respostas das atividades do cap: 8 – O Mundo em Guerra pela Segunda Vez – 9º ano.

Pág: 140.

1.       A) O  primeiro conflito (guerra), não solucionou os atritos entre as nações que se intensificaram ainda mais. As nações em conflitos nas duas guerras pouco se diferenciaram, e a questão política e econômica foram fundamentais nos dois momentos. De acordo com o historiador Hobsbawm, as duas grandes guerras foram partes de um mesmo conflito, começando em 1914 e terminando em 1945.

             B) Marc Ferro, vários fatores diferenciam as duas grandes guerras. O apoio ou não das massas, as ideologias presentes, as capacidades bélicas, o totalitarismo e a violência exercida, entre outras.  Ferro defende uma abordagem voltada às peculiaridades dos dois conflitos, o que não permitiria encaixá-los em um só momento histórico.

Pág: 141.

2.       Franceses e ingleses, no período entre guerras, procuraram reconstruir tudo o que foi destruído durante a Primeira Guerra. As cicatrizes do conflito ainda estavam abertas e a nenhum dos dois países interessava um novo conflito. Assim, os grandes “ vencedores”, da Primeira Guerra procuraram evitar a Segunda a todo custo, desenvolvendo  o que veio a ser conhecido como “ Política de Apaziguamento”, que redundou no encorajamento de Hitler para caminhar em direção a um segundo conflito.

 

3.       A Batalha de Stalingrado promoveu a morte de quase dois milhões de pessoas, entre civis e militares. Foi a primeira vez que o exército alemão foi barrado. A partir daí, a Alemanha entrava em declínio. As tropas soviéticas partiram em perseguição aos alemães.  O ponto final  desse movimento foi a cidade de Berlim, com a definitiva derrota  alemã. O ataque japonês à base de Pearl Harbor  promoveu a entrada efetiva dos Estados Unidos na guerra.  Cinco dias depois  do ataque e após ampla divulgação na mídia  e com aprovação popular, o governo dos Estados Unidos declara guerra ao Japão , à Alemanha e à Itália. A maior máquina de  Guerra do mundo mudou os rumos do conflito.

 

4.       Os Estadunidenses  argumentam que o uso dessa arma se fez necessário, pois a resistência japonesa a um ataque convencional levaria à morte de um número muito grande de combatentes, tanto do lado japonês como do aliado. A bomba atômica, promoveria a morte de um número muito menor de japoneses  .  Na organização do mundo  pós-guerra,, aqueles que possuíssem  essa  arma estariam entre as principais  lideranças mundiais. 

Pág: 142

5.       À ofensiva soviética depois da Batalha ...

6.       Alemanha, Itália e Japão.

7.       Rússia.

 

 

Pág: 143.

8.       Vários fatores, porém, o que mais se destaca foi a aplicação da Guerra Relâmpago ((Blitzkrieg)  . Esse novo conceito de combate consistia na tomada de extensas áreas territoriais o mais rápido possível, não permitindo ao inimigo disponibilidade de tempo para organizar uma defesa efetiva. Dessa forma, de maneira inesperada a rápida, as forças alemãs puderam conquistar imensas áreas territoriais, permitindo o contorno da Linha Maginot e obrigando a retirada às pressas das folgas aliadas ( Retirada de Dunquerque).

 

___________________________________________________________________________

Nenhum comentário: