domingo, 9 de setembro de 2012

Cap; 11 - A Pequena Vila se torna uma Grande Capital - 6º ano

1. Devido aos constantes ataques aos quais os latinos e sabinos estavam submetidos, eles teriam construído uma espécie de muro de madeira ao redor das duas comunidades que, juntas, estariam mais seguras em relação aos estrucos ( agressores). Esta fortificação teria a semente da cidade de Roma.

2. Dentre os mais poderosos moradores da cidade de Roma se encontravam os Patrícios - tinham as melhores terras, descendentes das tradicionais famílias romanas e davam conselhos ao rei ou participavam da assembleia. Plebeus - os menos favorecidos, possuíam poucas terras, sem nenhum direito político, eram obrigados a aceitar as decisões impostas pelos poderosos.

3. No final do período monárquico o sistema de administração da cidade mudou, em virtude da aproximação que o último rei, Tarquínio, tentou promover entre ele e a classe mais humilde. Procurando o apoio que não recebia mais dos patrícios. Este monarca tentou impor sua vontade com o apoio dos plebeus, e o resultado foi a expulsão do trono e da própria cidade. O novo governo instaurado foi chamado de República.

4. O Senado era formado por 300 senadores. Com o passar do tempo adquiriu múltiplas funções, passando a supervisionar todo tipo de atividade pública que se realizava. Agora, no período republicano, o cargo de senador era exercido, na maior parte das vezes, por aqueles que já havia exercido algum tipo de cargo público de importância, anteriormente. A influència e o poder desses conselheiros, chegou a tal ponto que o Senado passou quase que a simbolizar a própria república.

5. Os plebeus também participavam das lutas enfrentavam pela cidade. No entanto, além de não se beneficiar das vitórias da mesma forma que os patrícios, em geral eles se endividavam ao participar de uma ação mais demorada, pois não tinham empregados cuidando de suas terras. Sem conseguir pagar suas dívidas, muitas vezes eram transformados em escravos9 escravidão por dívidas). Cansados dessa situação, decidem que não mais estariam com os patrícios na defesa da cidade ou de qualquer situação que pudesse prejudicá-los.

6. As Guerras Púnicas aconteceram entre Roma e Cartago. Localizada no norte da África e fundada pelos fenícios, a cidade de Cartago entrou em disputa com roma devido à importantíssima ilha da Sicília. A localização privilegiada desta ilha tornou-se um dos maiores entrepostos comerciais do mediterrâneo na época.

7. A cultura grega influenciou a cultura romana. Muitos autores passaram a escrever em grego, língua considerada culta. O estilo argumentador grego passou a dominar as discussões romanas. A própria educação romana adotou os moldes gregos.
Na religiosidade, podemos destacar também a influência grega, pois a maior parte dos deuses romanos era semelhante aos deuses gregos. Entre os deuses romanos, podem ser citados Júpter, netuno, Marte, Minerva e Vênus etc.

8. A) Rômulo
B) Monarquia
C) Clientes
D) Tribunos da Plebe
E) Cartago
F) Gregos
G) Cavaleiros

- pág: 178
Diversas mudanças políticas e sociais, em Roma, foram resultado de exigências e ações dos grupos plebeus.

- Uma loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Está relacionado com a fundação de Roma. Quando Rômulo mata seu irmão Remo e se torna o primeiro rei de Roma.

- pág: 179
A viagem do exército de Cartago de Aníbal nas regiões geladas dos Alpes, para atacar Roma; Esse foi um dos feitos das Guerras Púnicas.

pág; 181
1. pessoal

2. pessoal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: