domingo, 9 de setembro de 2012

Cap: 12 - Ambição e Tragédia: A Colonização da América - 7º ano

1. Malinche foi batizada no cristianismo, e colaborou com os espanhóis na conquista do Império Asteca, com informações importantes sobre esse povo. Ela se tornou mulher de Cortez, e auxiliou os espanhóis inclusive com traduções na lígua asteca.

2. Os astecas tinham muitos deuses, sendo um deles Quetzalcóatl. Uma lenda dizia que esse deus havia sido um governante antigo na região do vale do México. Havia se atirado numa fogueira após ter se casado com a própria irmã. Porém, ele anunciou que um dia voltaria para reconquistar seu reino. Acredita-se que muitos astecas pensaram inicialmente que Hernán Cortez era Quetzalcóatl.

3. Cortez descobriu pelos astecas, que poderiam se juntar aos espanóis para dominar tenochtlán. Povos que decidissem não colaborar eram atacados. Assim, alguns foram por opções, e outros forçados, temendo o ataque espanhol. De qualquer maneira, após a conquista do Império Asteca, mesmo esses povos que colaboraram sofreram as consequências da dominação espanhola.

4. Cortez organizou uma grande expedição, reunindo espanhóis e índios contrários ao domínio asteca. Com isso, esperou o momento para atacar a capital asteca, cercada e, depois, violentamente destruída. Os europeus não se pouparam na matança de homens, mulheres e crianças, muitas vezes com práticas de tortura, até queimando vivas as pessoas. A luta foi até agosto de 1521, quando os astecas foram finalmente derrotados.

5. Foi tratado de forma traiçoeira. Segundo relatos de época, Atahualpa teria sido convidado por Pizarro para conversar. Só que os espanhóis foram traiçoeiros, pois prenderam o imperador inca. Em troca, pediram muito ouro. Quando o resgate em ouro chegou, ao invés de libertá-lo, Pizarro ordenou sua morte.

6. Não. Por muitos anos houve momentos de resistência. no caso inca, por exemplo, Manco Capac liderou uma luta de resistência contra os espanhóis, que durou vários anos. A luta dos incas teve longo alcance, e levou a morte de milhares de pessoas. Em 1572, o último líder da luta dos incas, Tupac Amaru, foi morto.

7. A aliança feita com povos dominados pelos astecas e incas. Muito destes povos esperavam a libertação do domínio que sobre eles existia, mas não pensavam que cairia num domínio muito mais pesado, que foi o dos espanhóis. As epidemias trazidas da Europa também enfraqueceram as resistências indígenas. Doenças como varíola, sarampo, gripe, entre outras, atingiam cidades e aldeias inteiras, matando rapidamente centenas de pessoas.

9. a) Povoamento
b) Encomienda
c) Mita
d) Requerimento
e) Cabildo
f) Audiências

10. Atualmente, a antropologia não mais aceita de simples aculturação, ou seja, a cultura europeia se sobrepôs à indígena. Diversas pesquisas têm procurado mostrar como os povos nativos alteram, incorporam ou rejeitam práticas culturais de outras como os povos nativos alteram, incorporam ou rejeitam práticas culturais de outras sociedades. Enfim, as culturas são dinâmicas, e estão em permanente transformação. 

- pág: 202
1. Alimentação, língua, religião, roupas, estilos de vida etc. Pessoal.

2. Haiti= muita pobreza, terremoto.
México= tráfico de drogas, corrupção, tráfico de armas.
Argentina= muito contrabandos com a fronteira brasileira.
Venezuela= presidente ditador.
Bolívia= muita plantação de maconha.

- pág: 203
1. A escravidão de índios
- A punição aos índios.
O índio sendo marcado como mercadoria.
O autor quis mostrar, como os espanhóis exploravam os índios.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: