domingo, 9 de setembro de 2012

Questões do cap: 13 - Os Militares no Poder.

1. Através de censuras na comunicação, prisões arbitrárias, torturas, atos institucionais, entre outros.

2. O objetivo da luta armada era deflagar focos de conflitos , guerrilhas pelo interior do país. Eles acreditavam em levar uma guerra popular geral contra a ditadura. essa luta representou uma ameaça ao governo ditatorial, muita bagunça e uma tremenda repressão contra os " baderneiros"; todos aqueles que não falava a mesma língua que o governo, buscando liberdade.

3. no governo Médici, as conquistas do esporte, somadas ao milagre econômico, eram muito bem utilizadas para incentivar o ufanismo ( orgulho) de ser brasileiro. Era, portanto uma forma de promover o nacionalismo e as supostas vantagens do regime.

4. Em outras ppalavras, não deveria ser rápida demais, para que pudessem ser controlada, evitando a volta da ' ameaça subversiva". Também precisava ser gradual, com cada passo sendo controlado pelos militares, que continuavam se considerando os maiores responsáveis pela manutenção da segurança nacional.

5. Um projeto propôs no Congresso uma emenda constitucional que permitisse ao povo escolher diretamente o seu presidente. Era a campanha das Diretas Já. Essa campanha se tornou um movimento nacional: vários comícios pacíficos foram organizados nas grandes capitais. Porém, ainda uma última vez os militares mostravam sua força e a emenda foi rejeitada pelo Congresso Nacional, em abril de 1984.

6. apenas I, II e III.

7. A Lei da Anistia, que permitia a volta de exilados políticos e isentava militares que haviam atuados na repressão política.

- pág: 235

Qualquer pessoa poderia ser suspeita de representar uma ameaça ao regime. A expressão " subversivo" era amplamente utilizada nos meios militares.

- pág; 236

Vários aspectos podem ser apontados, como o chamado para que as pessoas " façam a hora, e não esperem acontecer". Isso significa a mobilização contra a censura e repressão. Outro exemplo é a menção a soldados, que aprendem em quartéis a " morrer pela pátria e viver sem razão".

- pág: 237
2. Num primeiro momento, parece que a letra se refere a uma mensagem de um homem para uma mulher. Entretanto, fica evidente a relação com o governo militar. Ex:  primeira estrofe.

3. pessoal.

pág: 239

A guerrilha do Paraguai ocorreu entre o final da década de 1960 e o começo da década de 1970, no auge do regime militar. Muitos guerrilheiros desapareceram, o que gera fortes tensões até o dia de hoje. Há diversas tentativas de encontrar ossadas de pessoas mortas em confrontos com o Exército no período.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: