domingo, 9 de setembro de 2012

Questões do cap: 12 - A Consolidação do Império Brasileiro.- 8º ano.

1. A independ~encia não foi aceita imediatamente. Em várias províncias, ocorreram batalhas para consolidar a separação de Portugal. A Bahia foi uma grande exemplo disso.

2.  1- A constiruição determinava o voto censitário, isto é, baseado na renda. 2- o catolicismo foi declarado como religião oficial do Império, e somente os católicos poderiam ter cargos no governo, em qualquer nível. 3- o Estado brasileiro seria dividido em 4 poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.

3. As ações autoritárias de D. Pedro geravam muito descontentamento. Além disso, seu governo enfrentava outros problemas, inclusive na área financeira. Os problemas econômicos do governo se referem aos seus gastos em conflitos, como a Confederação do Equador e a Guerra da Cispaltina. Além disso, desde o final do século XVIII, apesar da produção agrícola diversificada, faltava ao Brasil um grande produto de exportação.

4. A falta de nacionalidade, ainda em seus primeiros passos. As disputas envolvendo maior ou menor autonomia para as províncias é outro fator. Além disso, não se pode esquecer o contexto de graves crises sociais, envolvendo a escravidão a escravidão, que potencializavam reivindicações populares.

5. a) Constitucional.
b) Censitário
c) Moderador
d) Progressistas
e) Malês
f) Coronel

1. Pessoal.
2. a) A derrota definitiva dos portugueses na Bahia ocorreu em 2 de julho de 1822, data bastante comemorada no calendário do estado. Muitos defendem ser essa a data em que se deveria comemorar a independência.

b) Os liberais comemoram a saída de D. Pedro e passaram a considerar essa data o momento verdadeiro da independência do Brasil. Para os que pensavam assim, os acontecimentos de 1822 não haviam ainda libertado totalmente o país.

c) Por muito tempo os governos comemoravam a vitória imperial sobre os cabanos, com a data de 13 de maio de 1836. Porém, ao se passarem 150 anos, a visão sobre o movimento, que contou com ampla reivindicação popular, mudou: valorizaram-se hje os ideias de liberdade que muitos tiveram no período. Portanto, a data mais importante é 7 de janeiro de 1835.

d) É importante questionar o fato de que muitas datas ou eventos, considerados históricos, tiveram diferentes interpretações ao longo do tempo. Mencionamos alguns exemplos, mas outros podem ser dados. Uma das sugestões que podem ser dadas a quem pretende ser aprofundar em História é que faz parte da pesquisa conhecer as diferentes interpretações e os motivos de quem as defende.

pág: 200
Mostra que D. Pedro é um herói nacional.D. Pedro II e sua família participavam da inauguração da imagem, juntamente com representantes da população rica da capital. O braço estendido, com a Constituição, representa a suposta construção da nacionalidade, que teria sido feita por D. Pedro. Porém sua política autoritária e suas motivações pessoais constrastam com essa imagem. Na verdade, a construção nacional foi um processo tenso, que envolveu muitas revoltas. Não foi algo unânime, como esse monumento procura apresentar.

pág: 201
pessoal.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: